28 novembro 2011

Auto-exame


O auto-exame é sempre de grande importância.

Precisamos em todas as áreas da nossa vida, investigar, explorar, procurar, examinar e assim descobrir o que precisa ser melhorado.

Este auto-exame deve ser feito todos os dias com sinceridade e de boa vontade.

No livro de Provérbios, no capítulo 4:18 está escrito: “Mas a vereda dos justos é como a luz da alvorada que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.

A grande verdade é que não estamos sós na jornada da vida. Deus está connosco e nos ajudará a melhorar espiritualmente, emocionalmente, etc.

No salmo 139:23, 24 Davi fez a seguinte oração:
“Sonda-me, Ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”.



23 novembro 2011

Porque gritamos?



Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta aos seus discípulos:

"Porque é que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?"

"Gritamos porque perdemos a calma", disse um deles.

"Mas, porquê gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?" Questionou

novamente o pensador.

"Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", respondeu outro discípulo.

E o mestre volta a perguntar:

"Então não é possível falar-lhe em voz baixa?" Várias outras respostas surgiram,

mas nenhuma convenceu o pensador.

Então ele esclareceu:

"Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?"

O facto é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, os seus corações afastam-se muito.

Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para se ouvirem um ao outro, através da grande distância.

Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão apaixonadas? Elas não gritam. Falam suavemente. E porquê? Porque os seus corações estão muito perto.

A distância entre elas é pequena. Às vezes os seus corações estão tão próximos, que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer de sussurrar, apenas se olham, e basta. Os seus corações entendem-se. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas."

Por fim, o pensador conclui, disse:

"Quando vocês discutirem, não deixem que os vossos corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".

Mahatma Gandhi

13 novembro 2011

Tristeza



Os que semeiam em lágrimas ceifarão com alegria, Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." Salmos 126.5,6

Todos nós já sentimos tristeza, ela é um facto da vida.

Quem nunca sentiu o peito apertado, um nó na garganta, ou uma vontade de chorar... quem já não passou por isso? E por mais explicações que tenhamos a respeito, ou por mais que saibamos os motivos do que estamos a sentir, o que podemos fazer para melhorar?

Amigos, é impossível viver esta vida sem experimentar tristeza. A perda de um ente querido, o desapontamento de um sonho aniquilado, a dolorosa constatação de uma traição jamais sonhada...

O facto é que a vida nos apresenta inúmeras tristezas. Tristeza fere. É difícil. Porém, ela traz algo de bom. Tristeza traz-nos a constatação de que somos sensíveis para com as circunstâncias e para com as outras pessoas. Ainda que tremendamente dolorosa, consideremos a alternativa.

A Bíblia tem diversos relatos de pessoas que, em algum momento, passaram por tristezas. Jacó entristeceu-se ao perder sua esposa, Raquel (Génesis 48.7) e por não conseguir salvar seu filho José. Ana era triste por causa de sua esterilidade. A rainha Ester sentiu grande pesar em seu coração e derramou lágrimas de tristeza por causa da proposta para destruir seu povo (Ester 1.18)

O Salmista experimentou a tristeza durante a opressão e as dificuldades (Salmos 13.2).

Por fim, a maior de todas as tristezas suportadas por uma mulher foi a de Maria, a mãe do Senhor, ao ver a tortura e execução de seu filho.

As Escrituras dizem que as tristezas do justo levam ao arrependimento e à vida (2 Cor 7.9). No entanto, Deus poupa seus filhos de muitas tristezas (Filip 2.27).

Psicologicamente, a tristeza é aquele sentimento que traz angústia, desânimo, solidão. Em casos extremos ela nos presenteia com uma depressão terrível. Esse sentimento é oposto à felicidade, pois enquanto a felicidade é nutrida através de muito esforço, acção, adaptação e auto-imagem positiva, a tristeza penetra na alma quando mais se está fragilizado. A tristeza vem, na verdade junto com a certeza da nossa incapacidade de resolver um conflito.

Ficamos tristes quando um amor não dá certo, quando perdemos um espaço, quando perdemos alguém. Tristeza é perda. Não há tristeza que não venha colada com uma perda. E quanto maior a perda, maior a correlação com o tamanho da tristeza. A tristeza vem para nos lembrar que somos sujeitos incapazes de lidar com o mundo. É a reacção humana a um constrangimento inelutável, à incapacidade de aceitar um “não” do mundo. É a vontade de “sumir do mundo”. Ela vem para não nos deixar esquecer o tamanho da nossa pequenez frente às forças externas.

Queridos amigos, quero lembrar-vos que Deus é soberano e omnisciente. Ele sabe tudo acerca de nossas vidas.

Ele sabe dos nossos fardos, dos nossos problemas, das nossas angustias e quer aliviar-nos dessas circunstancias aflitivas. Aprendamos pois a desenvolver a pratica de lançar os nossos fardos sobre o Senhor e de confiar incondicionalmente que Ele providenciará as soluções, ao invés de tentarmos fazer tudo sozinhos. Este é o factor fundamental para que possamos desfrutar de paz e segurança.

05 novembro 2011

Aos Teus olhos...



“... se parece mal aos teus olhos voltarei.” – Números 22:34

Uma bordadeira tecia um bordado bastante complicado quando de repente, percebeu que havia cometido um erro no início do trabalho.

Para olhos destreinados, o erro pareceria insignificante e ela poderia facilmente tê-lo camuflado, mas são situações assim que separam um profissional de um amador. Ela trabalhou cuidadosamente durante toda a noite desfazendo o trabalho, até chegar ao ponto em que havia errado, consertou o seu erro e começou tudo de novo.

Quando o anjo bloqueou a passagem de Balaão, o profeta disse: “Pequei e não percebi que você estava no meu caminho, para opor-se a mim... se parece mal aos teus olhos o que fiz, voltarei”.

Há momentos em que precisamos voltar atrás para consertar as coisas. Mas não é sempre que Deus envia anjos para nos dizer que estamos fora de curso; Ele fala através da Sua palavra, através de um amigo em quem você confia, ou através da sua consciência.

Um professor de escola bíblica disse: “Se o Espírito Santo revela que cometemos um erro, não adianta querermos seguir em frente sem antes voltarmos lá atrás...”. Às vezes, chegamos tão longe em nossa vida e acabamos descobrindo que os fios do nosso bordado não estão na posição que deveriam estar porque cometemos algum erro ao longo do caminho.

As sementes do pecado estão dando fruto. Fazemos um desses serviços a nós mesmos quando tentamos apenas fazer um breve e rápido ajuste de curso. Se quer realmente consertar a situação, pergunte ao Espírito Santo onde foi que o seu bordado desandou.

Marcus Aurelius disse: “Pessoas erram geralmente por terem deixado algo por fazer e não por terem feito alguma coisa”.

Se o Espírito Santo está lidando consigo por causa de algo que você deixou pela metade, pare agora mesmo, volte atrás e conserte. Não é fácil, mas Deus vai honrar a sua humildade e obediência.

prémios e miminhos ganhos