26 novembro 2010

A mulher sábia



A Mulher Sábia EDIFICA.

Gosto muito desta palavra que significa erguer, levantar, construir.
Podemos concordar com o autor do livro de Provérbios que a "edificação do lar" a que se refere não é certamente a construção material de uma casa. O que Salomão está a ensinar-nos aqui, é que está na mão da mulher, a edificação do seu próprio lar, no sentido do relacionamento familiar.
O facto de ser chamada de "sábia" indica que essa mulher teme e reverência ao Senhor. Ela edifica a sua casa com diligência, e ali tudo prospera, porque ela aprendeu que a sabedoria traz a felicidade e a prosperidade que almeja para a família.
A Mulher sábia cuida do lar, fazendo-o florescer e tornando-o um paraíso para os que nele vivem. Ela edifica o lar tomando decisões sábias no relacionamento com o marido e com os filhos.
Ela dedica-se ao casamento, pois sabe que a intimidade não acontece naturalmente, mas precisa ser desenvolvida. Toda a construção leva tempo e os tijolos vão sendo assentes um a um até que um lar sólido e firme seja concluído.
Cabe à esposa o papel de harmonizar o relacionamento com seu marido e com seus filhos. Deus deu este "poder" à mulher. E a forma mais antiga de edificar relacionamentos é através de palavras.

Através de palavras agradáveis, de incentivo, de encorajamento, de exortação, enfim... Através de palavras que transmitam graça aos que ouvem (Ef. 4-29).
Contudo, no nosso dia a dia, tal coisa pode não ser fácil pois as tarefas domésticas, o trabalho fora do lar, a educação dos filhos e as demais actividades, exercem uma pressão emocional sobre a mulher, a ponto de conseguir deixá-la "irritada", e assim as suas palavras acabam sendo palavras de “morte”, ou seja palavras que ferem, desanimam, provocam a ira, acabando por "derrubar o seu lar".
Precisamos como esposas, entender este papel que temos dentro do nosso lar, de edificá-lo, e tomar cuidado para que o corre-corre do dia, a rotina da nossa casa, ou mesmo influências externas, não venham interferir de tal forma na nossa vida e nos nossos sentimentos a ponto de tornar nossas palavras de vida em palavras de “morte”.
Se Deus nos deu um lar, um marido, filhos, é porque Ele também nos deu capacidade para edificar nosso lar com palavras de vida. E se não estamos fluindo vida dentro da nossa casa, a responsabilidade é nossa!
Não adianta nos justificarmos diante de nossas dificuldades.
Sei que muitas vezes podemos estar tristes, mas ainda assim, continuamos a ter dentro de nós o poder de abençoar nossa família.
Enfim, a mulher sábia crê que DEUS está e sempre estará no controle de suas decisões, para isso estas precisam estar amparadas na Palavra.



5 comentários:

Ana Maria disse...

A sabedoria é um grande dom que possuímos. Mulher sábia, família estruturada.
Obrigada pela visita amiga.
Beijinhos abençoados!

Viviana disse...

Querida Anita

Sim, amiga, a mulher tenm um papel muito importane na construção e harmonia do lar.

Foi preparada por Deus para isso.

E o marido e os filhos que assim é...
com compreensão e espírito colaborante,
o lar será decerto um refúgio, um oásis, um lugar á parte onde é muito bom estar.

Assim o senhjor nos ajude.

Obrigada por a partilha

Um beijo
e um bom fim de semana

viviana

Graça disse...

Minha Amiga
Gostei muito deste texto!!
Para ti... "mulher sábia" um final de semana abençoado!!
Fiquem bem, fiquem com Deus,
Bjinhos doces de amizade,
Graça

Luna disse...

Também gosto da palavra "edificar" e a mulher é como as colunas do templo ela é a estrutura da familia
beijinhos

Viviana disse...

Querida Anita

Deixo o meu forte abraço e o desejo de um dia de sábado, lindo!

viviana

prémios e miminhos ganhos