29 agosto 2011

Alegria...


Somos uma sementinha plantada por Deus para que a terra floresça e dê frutos.

Mas às vezes em tempo de seca é difícil continuar a crescer. E oprimidos, tornamo-nos poços de lamentações, apiedados da nossa sorte.

Caímos num buraco sem fundo e ficamos à espera que outros percebam o nosso sofrimento e nos estendam a mão.
Porém, é inútil ficar no nosso canto chorando o nosso destino e a nossa dor. Se não podemos ou não temos força suficiente para mudar uma situação, que a aceitemos para que possamos melhor viver com ela.
Mudemos a nossa vida, façamos uma vira volta, ou aceitemo-la com paz no coração!

É pesado, difícil conviver com pessoas que se lastimam o tempo todo e não movem um dedo para mudar. E enquanto essas choram e se lamentam, do lado de fora da janela a vida explode sem se importar.
O mundo não pára quando decidimos não mais caminhar; o mundo não chora quando choramos e não se alegra com a nossa felicidade. Quando nascemos o mundo já existia e provavelmente quando nos formos, continuará existindo. Somos nós os passantes.
Todos temos em nós a força e a capacidade de mudar alguma coisa. Mas nem todos conseguem dar o passo à frente. Daí o sentimento de pesar, de pequenez.

Daí a auto-piedade e ela não nos conduz a lugar nenhum, a não ser ainda mais fundo no poço ao qual nos atiramos. Ninguém nos exalta por que sente pena de nós e não crescemos diante dos outros por que temos dó de nós mesmos.
Por estranho que pareça, as pessoas podem até chegar aos que se sentem diminuídos e sofridos com o intuito de querer ajudar. Mas com o passar do tempo, se nada parece mudar, elas acabam se afastando. Ter pessoas negativas sempre por perto acaba influenciando a vida, da mesma forma como a alegria contagia. Voltamo-nos então, mais facilmente para aquilo que é bom, que pode melhorar nossa existência. E isso nada tem a ver com egoísmo das pessoas, mas com a busca de uma vida mais alegre e menos dolorosa.
Então, não esperemos pelos outros para mudar algo na nossa vida. Esperemos por nós! Não cobramos dos outros, cobramos de nós. Façamos algo de positivo!
Se queremos ter sempre pessoas à nossa volta, cantemos e riamos mais vezes.
As horas gastas em psicólogos podem ser trocadas de vez em quando por uma boa acção, uma visita a um asilo, a um hospital, a alguém que precisa de companhia. Quando a bondade sai dos nossos gestos, a paz entra no nosso corpo.

Sentir-se útil é uma excelente maneira de começar a sair do poço. E há tanta gente no mundo precisando que sejamos úteis!
Construamos sonhos, demos asas a eles. É importante que de vez em quando os pés toquem o chão, que conheçamos a dureza da vida, os nãos que nos decepcionam tanto, o sentimento de desejar, a estranha e deliciosa agonia de não se saber se se vai ou não chegar ao ponto final, mas a determinação de continuar apesar de tudo. Todo o mundo passa por isso, ninguém é excepção. Tudo isso é vida, faz parte dela.
Viver é mais que trabalhar, comer, dormir e acordar. Viver é tirar proveito dos momentos que nos são ofertados, é sentir prazer neles, é o suspiro que vem do âmago e que não sabemos explicar.

Viver é amar a própria vida do jeito que ela se oferece e se isso não nos satisfaz, ainda é possível colocar um colorido aqui ou lá de vez em quando se colocamos um pouco de boa vontade.
Os que vivem por viver morrem devagarinho. Os que aproveitam a vida dobram a durabilidade desta, multiplicam os bons momentos e os carregam até à velhice quando, saciados, retornam ao Pai.

3 comentários:

Graça disse...

Olá Anita
É uma alegria estar de volta ao teu cantinho!!
Bjinhos de saudade e amizade,
fica bem, fica com Deus,
Graça

Viviana disse...

Querida Anita

Saudades daqui, amiga linda

Não tenho podido mesmo visitar os blogs amigos...

Que lindo e interessante este seu texto!

Tocou-me tanto esta parte:

"Os que aproveitam a vida dobram a durabilidade desta, multiplicam os bons momentos e os carregam até à velhice quando, saciados, retornam ao Pai."

Obrigado
um abraço

viviana

Flor disse...

Olá querida Ana! :-) Que saudades eu tinha de dar "um passeio pelos blogs amigos"... vejo que ao fim de tantos anos, continuas a semear amor, esperança, fé e alegria aqui, neste teu cantinho!.. que bom! :-)

E como estão vocês todos? Peço a Deus que estejam todos bem.

Voltarei de novo. Fiquem com Deus

Beijinho da Flor

prémios e miminhos ganhos