17 dezembro 2009

Este mundo virtual



Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia atribulado, para comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema que estava desenvolvendo, além de planejar minha viagem de férias que há tempos não sei o que isso é.

Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga, uma salada e um suco de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime não é?

Abri meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:

- Tio, dá um trocado?

- Não tenho, menino.

- Só uma moedinha para comprar um pão.

- Está bem, compro-te um pão se é isso que queres.

Para variar, minha caixa de entrada está lotada de e-mails.
Fico distraído vendo poesias, as formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas. Ah! Essa musica leva-me a Londres e às boas lembranças de tempos idos.

- Tio, pede para colocar margarina e queijo também.

Então percebo que o menino tinha ficado ali.

- Ok. Vou pedir, mas depois deixa-me trabalhar, estou muito ocupado, tá?

Chega a minha refeição e junto com ela meu constrangimento. Faço o pedido do menino, e o empregado pergunta-me se quero que mande o garoto embora. Meus resquícios de consciência, me impedem de dizer. Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o pão e, mais uma refeição decente para ele. Então ele sentou-se à minha frente e perguntou:

- Tio o que está fazendo?

- Estou lendo uns e-mails.

- O que são e-mails?

- São mensagens electrónicas mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de maiores questionários desses):

É como se fosse uma carta, só que via Internet.

- Tio você tem Internet?

- Tenho sim, é essencial ao mundo de hoje.

- O que é Internet ?

- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual.

- E o que é virtual?

Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai-me libertar para comer minha refeição, sem culpas.

- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.

- Fixe isso. Gostei!

- Mocinho, entendeste o que é virtual?

- Sim, também vivo nesse mundo virtual.

- Tu tens computador?

- Não, mas meu mundo também é desse jeito...Virtual.
Minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo, eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome e eu dou água para ele pensar que é sopa, minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas não entendo pois ela sempre volta com o corpo, meu pai está na cadeia há muito tempo, mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de natal e eu indo ao colégio para virar médico um dia.
Isso é virtual não é tio???


Fechei meu notebook, não antes que as lágrimas caíssem sobre o teclado. Esperei que o menino terminasse de literalmente "devorar" o prato dele, paguei a conta, e dei o troco para o garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado tio você é fixe!".

Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!



" Se é História, não importa.O que importa é a mensagem”!
Que esta mensagem nos faça reflectir nesta época em que estamos. O Natal!
Saibamos dar mais amor ao nosso próximo!






5 comentários:

Viviana disse...

Querida Anita

Bom dia! amiga.

Que mensagem interessante neste post!?

È uma excelente chamada de atenção, sobretudo neste tempo que deverá ser de solidariedade e amor.

Tenha um lindo dia

Um abraço

viviana

Silvia disse...

Que linda mensagem!!!

Muito importante nesta época não esqucermos do verdadeiro espírito do natal!

Um excelentre final de semana pra vc's

bjoo

Sil

Maria disse...

Querida amiga, desculpa-me o meu desaparecimento, tenho andado pelos cabelos que nem tempo tenho para relaxar um pouquinho na net e poder visitar-te. Queria te dar os meus parabéns atrasados pelas tuas bodas de pata, que sejam sempre muitos felizes e com esta alegria que transbordam nos vossos rostos. Hoje tenho a minha ultima frequencia, mas no natal vai ser para preparar também o ultimo trabalho que tenho de entregar, enfim este 2º ano é muito pior que o primeiro. Linda um grande beijinho e um feliz natal para ti e toda a tua família.

Maria

Graça disse...

Linda Amiga
Gostei muito e como dizes não importa se é história...o k importa é mesmo a mensagem k nela está implicita !!
Um bom final de semana para todos.
Bjinhos mil,
fiquem bem,fiquem com Deus,
Graça

Sandra Veneziani disse...

Oi, anita
bom dia! vim, te oferecer o selo há amigo mais chegado que 1 irmão e te lembrar que vc pegou seus presentes pela metade, não esquece de pegar todos.
O Celso continua internado pq esta com agua no pulmão, mas sei que o Senhor esta tratando e Nwele confio
bjus
san

prémios e miminhos ganhos