26 novembro 2008

A prenda...



Chovera toda a noite. As ruas eram autênticas ribeiras, arrastando na enxurrada toda a espécie de detritos. Os carros, ao passar a alta velocidade, espalhavam, indiferentes, água suja sobre os transeuntes, molhando-os, sujando-os.
O Tonito seguia também naquela onda humana, sem destino. Tinha-se escapulido da barraca, onde vivia. Os pais tinham saído cedo para o trabalho ainda ele dormia. Os irmãos ficaram por lá a brincar, chapinhando na lama que rodeava a barraca. Ele desceu à cidade, onde tudo o deslumbrava. Todo aquele movimento irregular, caótico, frenético.
Os automóveis em correrias loucas, as gentes apressadas nos seus afazeres. E lá seguia, pequenino, entre a multidão, numa cidade impávida, indiferente, cruel mesmo.
Passava em frente às pastelarias, olhava para as montras recheadas de doçuras. Ele que comera de manhã um bocado de pão duro e bebera um copo de água! Vinha-lhe o aroma agradável dos bolos; o seu pequeno estômago doía-lhe com fome!
Chovia agora mansamente, uma chuva gelada, levando uma cidade onde se cruzavam o fausto, a vaidade, o ter tudo, os embrulhos enfeitados das prendas, com a dor, a melancolia, o sofrimento, o ter nada e no meio uma criança triste e com fome!
Mas o Tonito gostava era de ver as lojas dos brinquedos. Lá estavam os carros de corrida, o comboio, os bonecos, enfim todo um mundo maravilhoso e ali estava ele, esborrachando o nariz sujo contra a montra.
Lá dentro ia uma grande azáfama nas compras de Natal. E os carros de corrida, o comboio, os bonecos eram embrulhados em papeis bonitos para irem fazer a alegria de outros meninos.
Uma lágrima descia, marcando-lhe um sulco na sujidade da carita. Eis que os seus olhos reparam num menino, que de lá dentro o olhava. Desviou-se envergonhado. Não gostava que o vissem chorar. E afastou-se devagar, pensando nos meninos que tinham Natal, guloseimas e carros de corrida para brincar.
Ele nada tinha, além da fome e a ânsia de ser feliz e viver como os outros. Pensou no Natal, no Menino Jesus, que diziam que era amigo das crianças a quem dá tudo. Por que é que a ele o Jesus Pequenino do presépio nada dava?
De repente, uma mãozinha tocou-lhe no ombro.
Voltou-se assustado. Era o menino da loja que lhe metia na mão um embrulho bonito.
À frente, a mãe do rapaz, carregada de embrulhos, fazia de conta que nada via. O Tonito abriu-o de imediato e, deslumbrado, viu um carro de corridas, encarnado, brilhante, como os olhos do menino que lá ao longe lhe acenava.
Ficou um momento sem saber o que fazer, mas depois largou a correr, mostrando bem alto a sua prenda de Natal.
Parara de chover. O sol tentava romper as nuvens escuras, lançando um raio de luz brilhante e quente sobre o Tonito, que ria feliz, numa carita sulcada pelas lágrimas.



Que neste Natal possamos fazer alguém tão feliz como ao Tonito.

6 comentários:

SuEli disse...

Boa Noite, Anita
Fazer feliz.
Quando fazemos alguém feliz, é impossível não ficar feliz também.
Sempre cruzará alguém no nosso caminho para fazermos feliz.
Que o espírito natalino perdure por todos os dias do ano.
Uma abençoada quinta-feira para todos vocês,
Fiquem com Deus,
Beijos,

Anónimo disse...

Já é 5ªfeira e estou aqui nesta hora porque neste momento está tudo em sossego,todos a dormir...eu estou a olhar o rosto de minha doce mãe ,k está a dormir calmamente e por isso vou aproveitar esta paz para desejar-te uma noite descansada ... ficar eu própria, descansada... pensar nas tuas palavras e desejar k Deus,apesar da minha dor,me ajude a fazer alguém feliz neste Natal e em todos os dias do resto da minha vida !! Não há nada mais gratificante que ver felicidade nos rostos dos k nos rodeiam ...Uma 5ª feira cheia de bençãos para ti minha amiga krda e para todos os k amas !!
Fica bem, com saúde, na companhia do nosso Amigo Maior,Aquele k está sempre por perto,em todos os momentos das nossas vidas..
Bjos doces.

Viviana disse...

Bom dia querida Anita,

Que o bom Deus nos ajude a aproveitar todas as oportunidades para dar-mos alegria e fazer felizes aqueles que estão por peto de nós...

tenha um dia muito abençoado
um beijo
viviana

Pelos caminhos da vida. disse...

Com certeza,o prazer que nos da ver um sorriso estampado no rosto de uma criança,não tem preço.

Obrigada pela solidariedade no meu blog.

bjs.

Maria disse...

Bom dia linda

Já cheira por aqui a Natal, sabe tão bem.

O tempo voou.

Um santo dia para ti

Beijinhos

Maria

Luna disse...

O Natal é uma época bonita, pois é reunião da família a harmonia, onde o amor canta , onde o calor humano está presente, mas para mim é uma época que me custa passar, pois as desigualdades estão mais acentuadas, como esse menino de nariz encostado á vitrina e nunca vai ter um brinquedo um aconchego uma lareira a crepitar, tantas são as desigualdades, as diferenças que fazemos ou que existem , enfim…
beijinhos

prémios e miminhos ganhos