28 setembro 2007

Receitas...


Minhas queridas amigas, nunca pensei que apenas 3 simples receitas podessem ter tanto "sucesso". Pois digo-vos que não foram só as pessoas que deixaram comentários como as que passam por aqui mas não os deixam, mas escrevem-me através de mail me pediram várias receitas, principalmente que fossem rápidas. Pois é hoje em dia infelizmente a nossa vida é um corre corre e o tempo voa, que quando damos por isso a vontade muitas vezes de ir para a cozinha é pouca ou mesmo nenhuma.
Depois de pensar bem resolvi aceder ao pedido de algumas pessoas em especial a minha amiga Cláudia, mais conhecida por Xicha, e vou aqui deixar umas simples receitas que poderão ser confeccionadas em apenas 30m.
O meu marido costuma em ar de brincadeira dizer que a nossa cozinha é "o meu laboratório" e eles são as minhas "cobaias".
Claro que só coloco aqui receitas experimentadas por mim e também é verdade que os gostos são muito diferentes de pessoa para pessoa.
Amigas sintam-se à vontade para copiar o que quiserem e desde já aceito pedidos de alguma receita em especial. Confesso que sou fã da doçaria conventual. Ai, ai que já estou com água na boca. Bem deixemo-nos de conversa e passemos à acção.
Bom apetite.
BACALHAU COM ESPINAFRES

4 posta(s) de bacalhau;1 molho espinafre(s);1 cebola(s);2 dente(s) de alho;8 c. sopa azeite;batata palha;1 folha(s) de louro;molho béchamel q.b. sal e pimenta q.b.



Em tachos separados, coza o bacalhau e os espinafres. Noutro, coloque a cebola picada, o alho, a folha de louro, o azeite, o sal e a pimenta, deixe refogar em lume brando. Escorra os espinafres (sem estarem demasiado cozidos) e desfie o bacalhau em lascas. Junte ao refogado os espinafres e por fim o bacalhau, mexa bem. Adicione as batatas previamente amolecidas num pouco de molho bechamel, por fim deite o resto do molho e envolva tudo muito bem. Deite num pirex de ir ao forno e por cima coloque queijo ralado (de preferência parmesão).
FRANGO AO PORTO


700 g peito(s) de frango em tiras; 1 colher chá sal; pimenta preta moída q.b. farinha de trigo;chavena chá vinho do Porto

Corte os peitos de frango em tiras e tempere com o sal e a pimenta e passe pela farinha de trigo. Numa frigideira grande, aqueça a manteiga em fogo médio e frite os filés até dourar dos dois lados (cerca de 4 min de cada lado). Junte o vinho e deixe ferver (cerca de 2 min). Retire do fogo e sirva logo.
Acompanhe com um arroz branco e uns legumes salteados.

DELÍCIA DE CAMARÕES

300 g camarão(s);300 g cogumelos laminados;2 dl natas;2 colheres sopa ketchup; sal q.b. Pimenta q.b.



Numa frigideira, coloque os camarões descascados e os cogumelos a fritarem com um pouco de margarina. Junte as natas e o ketchup. Continua em lume brando até engrossar um pouco. Rectifique os temperos. Sal, pimenta e se for caso disso acrescente mais ketchup.
Acompanhe com um arroz branco solto e um vinho verde fresco.

Ah não me responsabilizo depois…

HAMBURGUER À FRANCESA
4 hamburguer; 200 ml natas; 200 g cogumelos frescos;1 figo(s);1 colher chá ketchup;1 alface; cebolinho em pickles; q.b. sal

Coloque os cogumelos às fatias numa frigideira e deixe cozer apenas no vapor. Junte-lhe 150 ml de natas e o ketchup. Faça um puré de batata e acrescente as restantes natas para que fique mais cremoso e disponha no prato com o saco de pasteleiro. Enfeite o prato com a alface, o figo, os cebolinhos e os hamburguers grelhados.
ESPARGUETE À SICILIANO
200 g esparguete;1 c. sopa manteiga; cebola picada; 2 dente(s) de alho;50 g cogumelos laminados;1 peito de frango cozido e desfiado; 3 c. sopa polpa de tomate; orégãosq.b. ; sal q.b.; Pimenta Q.B.


Coza e tempere a massa com o sal e a pimenta. Doure a cebola e o alho na manteiga, coloque o frango, os cogumelos, a polpa de tomate e orégãos. Refogue e coloque o esparguete. Mexa bem e sirva.
Bom apetite e já agora experimentem.
Beijos.

16 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me bem...
Beijito e bom fim de semana

Meu blog!?
Acho ke excedi na postagem...fotos ou n sei mt bem...

o Blog.com n é assim mt recomendavel
outro bj

Marlene Maravilha disse...

Querida amiga, quanta coisa gostosa!!
Sou adepta dos vegetais, mas amo a cozinha e suas iguarias!
beijos e um lindo final de semana!

Fernanda disse...

Parecem-me todas deliciosas... e muito simples; adoro experimentar receitas!
Bom fim semana!
Bjs

Tinoca Laroca disse...

passei só para te deixar a doçura de...
UM BEIJO.
GOD BLESS YOU.
T.

Cátia disse...

Ola querida,

As pessoas certamente vão deliciar-se com as tuas receitas. Eu tenho uma ou duas em mira tambem...

Gostei desta tua ideia.
Beijinhos

Teresa Calcao disse...

Querida Anita,
A receita "Delicia De Camaroes"ja esta aprovada......foi o nosso almoco hoje ca em casa.....mas em vez do vinho verde sugerido foi um champanhezinho.....nada mau para variar!!!!!!
Obrigada e um beijinho muito doce

Andreia disse...

Olá amiga!

Nunca fui muito boa a cozinhar...

Espero que a tua marta esteja a dar-se bem!

um abraço!

Xicha disse...

Bom dia , bom dia, bom dia, Anita bigados , bigados fico grata por ter acedido tão bem e tão rápido ao meu pedido, agora é só arranjar corgaem para experimentar estas deliciosas receitas, prometo que quando fizer uma delas logo lhe direi como correu ok, Anita desejo que tenha uma semana muito tranquila e agradeço mais uma vez a su extraordinária disponibilidade , muitos beijinhos para todos, espero que com a Marta e o Paulo tudo esteja a correr pelo melhor, joquinhas p eles
Xi

Maria disse...

Bom dia linda!
Com que então teu computador gripou, quando nos habituamos depois faz cá uma falta, é como os telemóveis antigamente pasava-se tão bem sem eles agora se saimosde casa e deixamos atrás lá andamos em stress. Linda vou passando por aqui.
Muitos beijinhos e uma excelente semana pata ti

Maria

Miosótis disse...

Olá Anita!
Que coisas deliciosas nos arranjaste para o almoço!
É a la carte...
O bacalhau já conheço e costumo fazer, mas as outras hei-de experimentar.
Obrigada pelas dicas. É sempre bom coisas novas porque por vezes já nem eu sei o que fazer para variar um bocadinho. E é horrível aquela sensação de querer fazer qualquer coisa de novo e não apetecer nada do ram-ram da cozinha às pressas.
Que chato o teu computador!
Mas apesar de teres um PC pifado, venho aqui dar-te um beijinho daqueles bons e desejar-te uma boa semaninha.
Fica bem.

Kelly disse...

Anita, que saudades! ando tão sumida... vim aqui deixar uma msg e me deparo com coisas tãoooo gostosassss.... ahhhh acho que vou mesmo acampar por aqui!
Como vc está? tudo bem?
Tenha uma ótima semana, cheia de bençãos
Um beijoooo grde

Fernanda disse...

Lamento imenso pelo computador, Anita! Espero que resolvas depressa esse problema( imagino como te deves sentir afastada da blogosfera, rsss....) e que voltes rápido!
Bjo

A Flor disse...

A Marta está a gostar? Foi praxada?!


Hum... este post faz-me água na boca....

Já imprimi todas as receitas que nos sugeres e tentarei fazer o bacalhau este fim-de-semana...

Abraçinhos grandes e carinhosos da Flor

Maria disse...

Bom dia linduxa

Esta ausencia está nos fazendo falta. E tu também deves estar a sentir a falta do computador.

Linda um óptimo fim de semana que é bem comprido.

Maria

Andreia disse...

Olá amiga!

Aproveita o fim de semana!

beijinho

Xicha disse...

Fim de semana em cheio para a familia Dores , cheio de muito boa disposição como é habitual, meu desejo para todos HARMONIA
jocas
Xi

prémios e miminhos ganhos