30 janeiro 2008

A Folha Amassada



Quando criança, por causa de meu carácter impulsivo, tinha raiva à menor provocação.
Na maioria das vezes, depois desses incidentes sentia-me envergonhado e esforçava-me por consolar a quem tinha magoado.
Um dia, meu professor viu-me pedindo desculpas, depois de uma explosão de raiva, e entregou-me uma folha de papel lisa e disse-me:

A M A S S E – A!

Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.
- Agora, deixe-a como estava antes. Voltou a dizer-me.
É óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentasse, o papel continuava cheio de pregas.
O professor disse-me, então:
- O coração das pessoas é como esse papel. A impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como essas pregas.

Assim, aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente.
Quando sinto vontade de estourar, lembro-me daquele papel amassado.
A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.
Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas é tarde demais...
Alguém já disse, certa vez:
- Fale somente quando suas palavras possam ser tão suaves como o silêncio.
Mas não deixe de falar, por medo da reação do outro.


Acredite, principalmente em seus sentimentos!
“Seremos sempre responsáveis pelos nossos actos – nunca se esqueça”


7 comentários:

Anónimo disse...

Olá Anita! Espero ke esteja td bem e que as frequências tenham corrido bem á Marta...
Quanto ao post, eu acho que dizer que: as Desculpas, não se pedem, evitam-se...
será talvez uma boa frase tb a recordar em tds os momentos da vida...
tal como a folha amassada
Bjito grande e boa semana

Xicha disse...

Anita muito bom dia , muito obrigada pelo miminho no meu blog , ADOREI, desejo que tenha um resto de semana maravilhoso , espero que já tenham todos as vossas máscaras prontas para o Carnaval que está aí á porta ...
Muitos beijinhos para todos
XI

A Flor disse...

Bom, bom, bommmmm DIIIIIA! :)

Mais uma mensagem que devemos ler atentamente e colocar em prática!

Devemo-nos esforçar para não deixarmos "pregas"... "rugas" no coração do nosso semelhante...

Peço a Deus que tudo esteja bem convosco e que os exames da Marta tenham corrido pelo melhor... e também do Paulinho.....

Deves estar ansiosa pelas "mini-férias" que se aproximam... sempre terás os filhotes juntinho a Ti, não é? :)) Ai as saudades, ai as saudades da princesa....

Fofinha, que a Luz de Jesus brilhe sempre sobre vós.

Miminhos doces te deixo querida Amiga Ana! :)

Flor

Kelly disse...

Que bom maravilhoso com poesia!!!
Muitoooooooooooo obrigada!!!
Tenha uma ótimo dia!!
Fica com Deus
bjsssssss

Kelly disse...

Que bom dia maravilhoso com poesia!!!
Muitoooooooooooo obrigada!!!
Tenha uma ótimo dia!!
Fica com Deus
bjsssssss

Andreia disse...

Bom dia amiga!

Um dia bom para ti!

Filha do Rei disse...

LINDO!!!!!!!!!!!!!!!

prémios e miminhos ganhos