18 fevereiro 2007

Uma Peça...


Uma peça de mobiliário que precisa ser resgatada em nossos lares nos dias de hoje, é a mesa.
Antigamente a mesa era o móvel mais usado pelas famílias. Era grande e cabia toda a família ao seu redor.
Hoje já não mais almoçamos ou jantamos à mesa em familia. Com raras excepções, é claro.
Pois bem, almoçar ou jantar à mesa, com toda a família, faz bem. Uma pesquisa realizada pela Universidade Havard, dos Estados Unidos, revelou que a criança que se senta à mesa com os seus pais, alimenta-se melhor em comparação aos colegas que comem sózinhos.
Pesquisas realizadas com 16 mil crianças, entre os 9 e os 14 anos de idade, revelam que as frutas e os vegetais aparecem quase duas vezes mais no prato daquelas que fazem as refeições em família ao redor da mesa.
A pesquisa também aponta que à medida que o número de refeições à mesa diminuí, aumentam o consumo de frituras, refrigerantes, salgadinhos e doces.
Uma outra pesquisa conduzida pela socióloga alemã Ângela Keppler, com 300 famílias alemãs mostrou que as famílias que exercitam o velho hábito de conversar, em vez de assistir à televisão, durante as refeições, obtêm maior harmonia e fluídez em suas relacções. A socióloga chegou à conclusão que uma das melhores terapias familiares é a comunicação à mesa.
Segundo ela, esse momento é importante para trocar informações sobre diversos assuntos.
Hoje as famílias já não têm mais tempo para as refeições ao redor da mesa. Não há mais mesas grandes. É por isso que as coisas estão do jeito que estão.
A televisão é que ensina os valores contrários à Palavra de Deus, a obesidade aumenta, os filhos já não conversam mais com os pais...
É hora de resgatar a mesa em nossos lares, se queremos realmente fortalecer nossas famílias.
Não importa o que se tem sobre a mesa, mas o que se conversa ao redor da mesa.
É por isso que Jesus sempre procurou fazer refeições com os seus discípulos, para falar com eles enquanto comiam.
O que conversamos ao redor da mesa vai para o coração, mas antes passa pelo estomâgo.

Dou graças a Deus por poder ter as refeições com os meus filhos todos os dias, o meu marido só ao jantar, e muitas vezes ainda temos os amigos/as dos meus filhos nas refeições, e é realmente muito bom nós nessas alturas, enquanto comemos, podermos rir, do que aconteceu durante o dia, saber o que os preocupa, enfim imensas coisas, que eu sinto que ao longo destes anos como mãe, tem fortalecido os laços entre nós todos.

6 comentários:

Unknown disse...

Anita, mha querida tens na escrita a doçura de ser. Parabens, gosto de te ter por ca, eu voltarei ao teu cantinho para te ler com serenidade, bjinhos de boa noite,

Maria disse...

Bom dia amiga!
Hoje, logo hoje que tivemos de vir trabalha o sol aparece. maioria dos funcionários públicos estão em casa de tolerancia de ponto que o governo Regional deu e nós que trabalhamos num Instituto que depende directamente do continente, nada. Sabia tão bem este dia em casa. Mas pronto estamos de saúde que é o principal.

beijinhos linda e um bom dia.
Maria

Andreia disse...

Nós também comemos todos à mesa. Pelo menos quando estamos em casa!

P.S. Acho que fazes bem dar um voto de confiança à tua filha para sair hoje com os amigos. Lembra-a que é um voto de cofiança para que ela sinta que se deve portar bem para merecer a vossa confiança;)

Beijinho

Marlene Maravilha disse...

Ah mas que post lindo! e vem mesmo numa hora em que as pessoas realmente não dão valor a mesa!
Graças a Deus, na minha casa também foi, e é muito diferente do que vejo hoje por aí em casas alheias. Realmente colhemos bons frutos ao redor da mesa, das risadas, das conversas, e grandes projetos, já vi sairem do seu redor, além do amor.
Parabéns!!
beijos

Kelly disse...

REALMENTE... esse é um fato importantíssimo e que as pessoas hoje em dia não dão valor!!!
Amei o texto!!! posso utilizar em inhas aulas??? Dou aula para design de interiores... tenha um otimo dia!!!

Fernanda disse...

Muito verdadeiro este post, Anita! A nossa mesa de jantar, herdei-a da minha avó, mede 3 metros toda aberta.Normal/ tem 6 lugares, e fazemos as refeições nelas todos juntos. Desde setembro, com a ida para a escola das crianças,eu e eles almoçamos mais cedo, sem o meu marido, mas ainda ontem ele dizia que não se conseguia habituar a isso! O encontro diário à volta da mesma é importantíssimo à coesão familiar.
Bjos

prémios e miminhos ganhos