16 novembro 2009

Meu Velho...



Queridos amigos/as mais uma vez vou deixar-vos uma bela mensagem que por certo ao acabarem de a ler não vão ficar indiferentes, e certamente irão olhar os pais, os avós, ou outros idosos com outros olhos.
Uma amiga minha quando leu esta mensagem chamou-lhe um "terramoto" o tanto que a abalou...
Não me canso de falar sobre a FAMÍLIA, para alguns, algo que "está fora de moda".
Pois para mim é uma moda muito actual, instituida por um Mestre que tudo nos ensinou - Deus.
Foi Ele que criou a 1ª. familia e por isso um bem tão precioso. Uma benção.
Peço desculpa, mas vou continuar a insistir nesta área.
Ame-mo-nos uns aos outros como Deus nos amou. Amai o nosso próximo, e o nosso próximo são aqueles que nos rodeiam, familiares, amigos...




Meu amado filho/a


No dia em que este velho não for mais o mesmo, tem paciência e compreende-me.
Quando derramar comida sobre a minha camisa e me esquecer de como apertar os sapatos, tem paciência comigo e lembra-te das horas que passei ensinando- te a fazer as mesmas coisas.
Se, quando conversares comigo, eu repetir as mesmas histórias, que sabes de sobra como terminam, não me interrompas e escuta- me.
Quando eras pequeno, tive que te contar milhares de vezes a mesma história para te adormecer.
Quando estivermos juntos e, sem querer, fizer as minhas necessidades, não fiques com vergonha.
Compreende que não tenho culpa disso, pois já não as posso controlar. Pensa quantas vezes, pacientemente, mudei as tuas roupas para que estivesses sempre limpo e bem cheiroso.
Não me reproves se eu não quiser tomar banho.
Sê paciente comigo, e lembra-te das vezes que te persegui e dos mil pretextos que inventei para te convencer a tomares banho.
Quando me vires inútil e ignorante perante as novas tecnologias, que já não poderei entender, suplico-te que me dês o tempo necessário, e que não me agridas com um sorriso sarcástico.
Lembra-te de que fui eu quem te ensinou tantas coisas. Comer, vestir e enfrentar a vida tão bem como hoje o fazes. Isso é resultado do meu esforço, da minha perseverança.
Se, em algum momento, quando conversarmos, eu me esquecer do que estávamos a falar, tem paciência e ajuda-me a lembrar.
Talvez a única coisa importante para mim, nesse momento, seja o facto de te ver perto de mim, dando-me atenção, e não o que falávamos.
Se alguma vez eu não quiser comer, insiste com carinho. Assim como fiz contigo. Compreende, também, que, com o tempo, não terei dentes fortes e nem agilidade para engolir.
E quando as minhas pernas falharem, por estarem cansadas, e eu já não conseguir mais equilibrar- me...
... com ternura, dá-me tua mão para me apoiar, como eu fiz quando tu começaste a caminhar com as tuas perninhas tão frágeis.
Se me ouvires dizer que não quero mais viver, não te aborreças comigo. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com teu carinho nem com o quanto te amo.
Compreende que é difícil ver a vida abandonando, aos poucos, o meu corpo; e que é duro admitir que já não tenho mais o vigor que tinha para correr a teu lado ou para tomar-te nos meus braços, como dantes.
Sempre quis o melhor para ti e sempre me esforcei para que o teu mundo fosse mais confortável, mais belo e mais florido.
Quando me for, construirei, para ti, outra rota em outro tempo, mas estarei sempre contigo e zelando por ti.
Não te sintas triste ou impotente por me veres de abalada.
Não me olhes com dó.
Dá-me apenas o teu coração, compreende-me e apoia-me, como fiz quando começaste a viver. Isso me dará forças e muita coragem.
Da mesma maneira que te acompanhei no início da tua jornada, peço-te que me acompanhes para terminar a minha.
Trata-me com amor e paciência, e eu te devolverei sorrisos e gratidão, com o imenso amor que sempre tive por ti.
Atenciosamente,
Teu Velho.




Vale bem a pena reflectirmos sobre isto.

8 comentários:

Graça disse...

Bom dia linda Anita,
bela refelexão para iniciar o dia!!...e como bem sabes, para mim a Familia é o meu bem mais precioso!!
Todo o amor do mundo para ti e toda a tua familia,
fiquem bem, fiquem com Deus,
Bjo doce,
Graça

gaivota disse...

esta carta deste "velho, pai" é de enorme profundidade...
há tantos que sabem bem expressar nesats palavras os possíveis "amanhãs"
beijinhos

Viviana disse...

Querida Anita

Quando li este texto pela primeira vez, há algum tempo atrás, tocou-me profundamente.

Não pude conter as lágrimas.

Arrepia, até.

Tão verdadeiro e tão actual!

Ah! como nós precisamos de o ter sempre presente!

Obrigada pela partilha, boa amiga.

Um beijo

viviana

neli araujo disse...

Oi, Anita!

Este texto já recebi na forma de P.P.S., e muito me tocou, linda!

Que bom que trouxe aqui no teu blog para nossa reflexão!

Obrigada, amiga!

Uma beijoca carinhosa,

neli

Teresa Calcao disse...

Quantos pais nao vivem em silencio esta dolorosa realidade dos tempos de hoje.....arrepia mesmo imaginar esta situacao!!!!!
Beijinho para ti amiguinha doce

Unknown disse...

Anita...
Primeira vez que venho até aqui...
estou completamente encantada!
Estava junto com minha tia navegando na internet, e através do Manoel (blog do óbvio) encontrei o seu...fiquei emocionada com a música, as imagens, os dizeres....tudo lindo, lindo!!!

Gostaria de seguir este lindo blog, mas acho que vc não habilitou sua caixa de seguidores né?
Tudo bem, vou te linkar porque faz um bem tão grande pro coração passar por aqui =)

A partir de agora, visitarei sempre essa cantinho *.*

Boa noite,

um beijoo!!!

Unknown disse...

ah...tenho 4 blogs,
pra vc não ficar perdida,
este é o que uso mais, meu blog pessoal:
deinhamusso.blogspot.com

mas será igualmente bem vinda em todos!

bjo grande

Anónimo disse...

molto intiresno, grazie

prémios e miminhos ganhos