18 novembro 2009

Faz crescer água na boca...




Queridas amigas, hoje trago-vos uma coisa muito diferente aqui no meu blog, mas um blog é isso mesmo é podermos colocar coisas que possam ajudar e agradar os outros e hoje é isso mesmo que acontece.
Trago-vos algumas receitas doces.
Agora que entrámos no Outono, época propícia a doces e compotas aqui vos deixo algumas e espero que possam experimentar.
Para algumas amigas esta já é uma repetição destas receitas mas como muitas amigas ainda me continuam a pedir para eu deixar aqui algumas sugestões, pois aqui ficam elas.
Sintam-se à vontade. A mesa está posta!!!






MARMELADA DE ABÓBORA:



500 gr. de abóbora; 500 gr. de maças reinetas; 500 gr. de açucar; sumo de 1 limão; canela a gosto.


Descasque a maçã e a abóbora e corte-as em pequenos cubos. Leve em lume alto, a maçã, a abóbora, o açucar e um pouco de água para conseguir obter uma mistura.
Quando começar a ferver, reduza o lume para brando e deixe cozer com a tampa, até que a maçã e a abóbora derreta e fique bastante espessa. Vá mexendo de vez em quando. Nesta altura junte o sumo de limão e canela a gosto.
Coloque num recipiente e quando arrefecer feche e conserve no frigorífico.
Bom apetite!





BOLO DE FIGOS


250 g de figos secos; 5 ovos; 300 g de açúcar; 200 g de margarina; 1 colher de chá de canela; 1 cálice de vinho do Porto ou outro licor a gosto; 2 dl de leite gordo; 380 g de farinha; manteiga e farinha para untar e polvilhar a forma



PREPARAÇÃO:
Pique os figos, previamente lavados e reserve. Bata os ovos com o açúcar, numa tigela, até obter uma gemada cremosa. Adicione a margarina derretida em banho-maria, a canela, o vinho do Porto e o leite. Bata de novo e acrescente gradualmente a farinha, misturando bem. Deite a massa numa forma, com orifício no centro, untada com margarina e polvilhe com farinha. Leve a cozer no forno, préviamente aquecido, durante 45 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar







GELEIA DE FIGOS



16 figos descascados em pedaços; 1 maça ácida ralada (tipo reineta); 2 chávenas de chá de açúcar.


Numa panela, misture todos os ingredientes e mexa para que o açúcar se dissolva. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até obter consistência de geleia. É preciso paciência.
Depois de fria, coloque em frascos esterilizados.



Amigas queridas espero ter-vos deixado com água na boca e quem sabe não pode ser uma sugestão para o vosso fim de semana?

7 comentários:

Graça disse...

Linda Anita,
pois fiquei mesmo com água na boca com estas delicias.. e este cheirinho a Natal!!
Bjinhos docinhos fica bem..e k Deus te melhore logo, logo !!
Graça

gaivota disse...

que delícia! a minha Mãe também fazia esse bolo de figos passados... o ano passado também o fiz (para ela) na noite de Natal...
a falta que ela me faz........
que Deus nos ajude!
beijinhos

Teresa Calcao disse...

Ja tenho estas receitinhas tuas,amiguita,mas ainda nao fiz a marmelada de abobora este ano... aceito a tua sugestao com todo o gosto....lol!
Beijinhos

Silvia disse...

Olá Anita,
Sou tia da Déia Musso, que comentou no post anterior, e faço minhas as palavras dela!

Foi uma maravilhosa surpresa encontrar teu blog, no fim da tarde, cansadas do serviço, foi uma "massagem" na alma!!!

Também estou te linkando e visitando sempre que possível, amei seu blog!!!

Hummm.. adorei as receitinhas, vou testar todas... Amo doces!!!

Grande abraço e fique com Deus

Silvia Muraski

Sandra Veneziani disse...

Oi, anita... vim, agradecer as lindas e edificantes mensagens que vc tem me enviado.
Ah..o que é chavena é xicara???
Bem..vim, te oferecer o selo semeando e deixar um beijinho
san

Sandra Veneziani disse...

anita, vim, pedir um favro
Voce conhece a Izinha do blog magico olhar?
Se, conhecer dá pra vc pedir pra ela deixar recadinho no toque pois eu queria muito oferecer a ela o selo semando. mas pra mim, diz que não sou aceita.
Veja pra mim???
desde já obrigada
san

Luna disse...

Obrigada, vou aproveitar, é como dizes nesta altura parece que sabe melhor
beijinhos

prémios e miminhos ganhos