02 novembro 2007

Mais umas...


Bom dia, bom dia amigos/as, mais um fim de semana à porta e para alguns um pouco maior do que o habitual e como vem sendo hábito às sextas feiras tenho deixado aqui algumas sugestões para vos facilitar a vida, tanto em ideias novas, como pouparem tempo e algum dinheiro. Aqui ficam mais 3 receitas, uma principal e duas sobremesas, pois com as noites um pouco mais fresquinhas, sabe bem um docinho... Ora digam lá que não???
Aproveitem bem e se possível descansem muito.
Que Deus vos abençoe!
Arroz de peru com ananás

300 g de bifes de perú; 60 g de margarina; 1 cebola; 50 g de amêndoas peladas; 100 g de ervilhas descascadas; 1 cenoura; 1 latinha pequena de cogumelos em lâminas; 300 g de arroz agulha; 6 dl de água; 1 cubo de caldo de galinha; 2 rodelas de ananás em calda natural; salsa ou cebolinho picados
Corte os bifes de perú em tirinhas e aloure num tacho com a margarina. Junte a cebola, descascada e picada e deixe saltear bem até a cebola começar a alourar. Adicione as amêndoas peladas e deixe alourar as amêndoas. Junte as ervilhas, a cenoura, pelada e cortada em rodelas, e os cogumelos, bem escorridos. Tape o tacho e deixe suar cerca de 10 minutos. Regue com a água a ferver, junte o cubo de galinha e mexa. Quando retomar fervura, introduza o arroz, tempere com sal e pimenta e deixe cozer, tapado durante cerca de 12 minutos. Junte o ananás cortado em bocadinhos, mexa de novo com um garfo e deixe retomar fervura. Sirva polvilhado com salsa ou cebolinho picados



Laranjas em Calda

5 laranjas; 100 g de açúcar; 2 colheres de sopa de rum; 1 colher de sopa de margarina; 6 bolachas Maria; folhinhas de hortelã.

Esprema o sumo de 1 das laranjas e leve ao lume com o açúcar e o rum. Deixe ferver durante 8 a 10 minutos ou até a calda espessar. Entretanto, descasque as restantes laranjas de modo a eliminar qualquer película branca e corte em rodelas. Disponha-as numa taça ou nos pratos de serviço e regue com a calda preparada. Rale grosseiramente as bolachas Maria e frite na margarina, mexendo sempre até estarem com o aspecto de uma areia grossa e dourada. Polvilhe as laranjas com a bolachas e enfeite com folhinhas de hortelã.

Para uma sobremesa mais requintada substitua as bolachas por 2 colheres de sopa de pinhões e frite-os também na margarina.

Tarte de Maçãs, Passas e Nozes

4 maças reinetas; 100 g passas; 100 g miolo de nozes; 50 g margarina; 0,5 dl de leite; 200 g açúcar; 5 ovos; 1 placa de massa quebrada ou folhada ( fresca ou congelada ).

Descasque e corte as maçãs em bocadinhos. Salteie as maçãs com as passas e as nozes, grosseiramente picadas, na margarina.. Misture o leite com o açúcar e os ovos e bata muito bem. Forre uma tarteira com a massa e por cima, espalhe as maçãs, as passas e as nozes salteadas. Regue com a mistura de leite e ovos e leve a cozer em forno médio (220 ° C) durante cerca de 40 minutos ou até o creme estar sólido e dourado.
Bom apetite e deliciem-se!

4 comentários:

Maria disse...

Bom dia amiga
Olha que abriste-me o apetite.
A Marta como está?

Bom fim de semana e aproveita bem

Beijinhos
Maria

Marlene Maravilha disse...

Olha que aqui neste teu canto, estou a engordar!!!(brincadeiras) com todas estas delicias!
Um doce beijo e aproveita o teu final de semana que, com certeza, será recheado de família, o que é muito bom!

Cátia disse...

Ola querida, Bom domingo.

Espero que estejas bem, que o fim de semana esteja a ser bem aproveitado em cada segundo... O meu está, mas infelizmente está a aproximar-se do fim a grande velocidade.

Este fim de semana comi uma das tuas sobremesas.. hummmm... :)
Beijinhos grandes

ps - os teus beijinhos e abraço foram entregues ;)

Andreia disse...

Hummm, coisas boas!!
Deu-me a fome!

prémios e miminhos ganhos