19 fevereiro 2009

O urso...


Queridos amigos como eu já tive oportunidade de dizer na passsada segunda feira eu adoro histórias, e cada vez mais tenho a consciência que através das chamadas "histórias" se aprende grandes lições de vida.
Assim sendo, aqui vos deixo mais uma história e ao mesmo tempo uma reflexão para o fim de semana.
Fiquem bem. Fiquem com Deus.



Certa vez, um urso faminto caminhava pela floresta em busca de alimento. A época era de escassez, porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida que o conduziu a um acampamento de caçadores.
Ao chegar lá, o urso, percebendo que o acampamento estava vazio, foi até à fogueira, ardendo em brasas, e dela tirou uma enorme panela de comida.
Quando a panela já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda a sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo. Enquanto abraçava a panela, começou a perceber que algo o estava atingindo.
Na verdade, era o calor da panela... Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a panela encostava.

O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida. Começou a urrar muito alto.
E, quanto mais alto rugia, mais apertava a panela quente contra seu imenso corpo. Quanto mais a panela quente o queimava, mais ele apertava contra o seu corpo e mais alto ainda rugia.


Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a panela de comida.
O urso tinha tantas queimaduras que fizeram colar na panela o seu imenso corpo, e mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo.


Quando terminei de reler esta história, percebi que, em nossa vida, por muitas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos ser importantes.
Algumas delas fazem-nos gemer de dor, queimam-nos por fora e por dentro, e mesmo assim, ainda as julgamos importantes.
Temos medo de abandoná-las e esse medo coloca-nos numa situação de sofrimento, de desespero.
Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos.

Para que tudo dê certo em sua vida, é necessário reconhecer, em certos momentos, que nem sempre o que parece salvação vai lhe dar condições de prosseguir.

Tenha a coragem e a visão que o urso não teve.
Tire do seu caminho tudo aquilo que faz seu coração arder.
Solte a panela!



7 comentários:

neli araujo disse...

Anita querida,

Que linda lição para levar no fim de semana! Que ótima lição para a vida!

Obrigada!

Vou tentar tirar do meu caminho tudo aquilo que faz meu coração arder.
Vou soltar a panela!

beijo carinhoso,

Neli

Ana Maria disse...

Linda história!
Beijinhos!

Marlene Maravilha disse...

Que triste esta história, e que triste realidade.
Já está lá postado o desafio.
beijos

Andreia disse...

Um bom fim-de-semana e bom carnaval para ti!

Marlene Maravilha disse...

Anita, tomei a liberdade, sem te consultar, de copiar e enviar a uma grande amiga que está no Brasil. Passei também o endereco do teu blog para ela aproveitar.
beijos

**Viver a Alma** disse...

Salvé Anita!

É pelo apego e expectivas seja no que for - situação, pessoas, animais, ou o que for - que a evolução fica emperrada.
Bonita reflexão esta.

Agora...
quero dizer-te o seguinte Anita, minha amiga. Eu gosto muito de ti, mas se me permites uma observação, quer eu como outras pessoas - e não és só tu a praticares tal acção - colocas os mesmos comentários por onde passas.
Bom...as pessoas estão na blogosfera de variadíssimas maneiras...umas lêm o que se vai postando, porque vêm ali algo que lhes interessa e comentam. Outras passam apenas, para não dizerem nada, escrevem apenas o corriqueiro para que as visitem; outras, na expectativa de arranjam marido, namorado, amizades coloridas e vice versa; outras como tu, rarissimas vezes lêm o que se escreve, mas deixam a sua marca igual...tipo carimbo.
Não acho isso correcto, porque cada pessoa é diferente e merece, já que se que se debrucem, sobre o que está escrito...já que se passa por lá. E é por vezes desconexo, o que se lê, porque não vem a propósito de nada! Podes sempre dizer que gostas das pessoas e que Deus as proteja, comentando-as como elas merecem ou seja, pelo respeito dum trabalho que colocaram á luz, para ser apreciado! - porque afinal é isso que está em causa! tu não levas Deus a parte alguma com esse tipo de postura....se é isso que pretendes...então fá-lo por mail individualmente, já não nos confrontamos noutros locais por onde passas e deparamo-nos com as mesmas frases....iguaizinhas!
Não estou a dizer com isto que eu é que esteja certa...mas pela minha sensibilidade, o que fazes, não é bonito - e isto, sob pena de nunca mais me visitares - eu não peço isso a ninguém!...quem lá vai, é com a pura liberdade...portanto, estou perfeitamente á vontade para dizer o que penso. Sempre o disse...aliás!

Deixo-te um abraço carinhoso e pensa no que te disse.
Sempre...
Mariz

" R y k @ r d o " disse...

Moral da história: Não sejas Urso, lol

Bom dia para o cartaxo, bonita terra do também meu Ribatejo

Bom FDS.

Felizes brincadeiras de Carnaval se for o caso

Visitem

http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.com/

Sejam feliz
.

prémios e miminhos ganhos