30 maio 2007

Cartaxo


Cartaxo

Queridos amigos fui desafiada pelas minhas amigas Teresinha do blog http://gostardeviver.blogspot.com/ e a Fernanda do blog
http://fernanda-e-filhos.blogspot.com/ para mais um MEME. Este desta vez para falar de um local que considere, especial em Portugal. Este pedido nasce da ideia da divulgação de locais que nos causem de certa forma ao visita-los, alguma emoção e magia...


Eu sou Alfacinha, mas como calculo que toda a gente já conhece a nossa belíssima capital, Lisboa, resolvi falar da bela cidade que me acolheu à 13 anos, quando resolvi deixar a cidade e vir viver para o campo com o meu marido e os meus filhos. Confesso que hoje cada vez que olho para trás dou graças a Deus pela opção que tomámos. Apesar de o meu marido ir todos os dias trabalhar para Lisboa, sabe bem ao fim do dia o regresso à pequena cidade que é o Cartaxo.



CARTAXO



Conta-nos a História, em particular, através de uma tradição oral, evidentemente muito corrompida, exagerada e subvertida pelo passar dos tempos, das épocas e das gentes que nos idos de duzentos, em terras do que hoje se situa a Cidade do Cartaxo, algo de mágico aconteceu, assim...era uma vez, uma rainha, pura, bela e santa, (Rainha Santa Isabel) que, em busca de paz de espirito e contacto com o Ser Divino, por aqui passou, pelas terras do "barrio"...onde, terá repousado e saciado a sua sede, num local onde encontrou sombra e uma fonte...

Estando em repouso, deparou-se com um bonito chilreio que ecoava pelos ares em seu redor, tendo observado melhor terá reparado que para além de cantarem de forma linda, estas criaturas voadoras eram também em si lindos, formosos e galantes. O seu voo era inspirador de vida e doçura, sendo sempre acompanhados pela harmonia e melodiosidade do seu canto, como se de um enamoramento se tratasse ou então...de uma corte a tão distinta, ilustre e formosa donzela...

A rainha, tendo avistado uns camponeses que se dirigiam para ali...provavelmente em busca da frescura das águas correntes que ali existiam ou das sombras vivas que refrescavam o local, indagou junto deles...:
" Senhores, senhores...perdoai-me!...mas que canto lindo e formoso é este que ecoa pelos ares fora...que enamoramento é este que soa doce em meu ouvir...que criaturas são estas, que espalham beleza e cor em cada movimento de bico, em cada abanar de asa...dizei-me senhores...sabeis quem canta esta canção de graça!?..."
Terá então sido olhada por aquele grupo de homens da labuta das terras do campo, onde alguns daqueles camponeses, lhe responderam com igual gentileza e graciosidade..."São Cartaxos Senhora...estes pássaros...as criaturas como lhe chamou, chamam-se cartaxos...são lindos cartaxos...ou cartaxinhos...e são de facto formosos…
A rainha....usando então da sua graciosidade, sensibilidade e sobretudo do seu poder afirmou junto de todos quantos pudessem escutar :" ...Pela Graça de Deus, pelo poder que me foi atribuído, então...que este Lugar da Fonte se passe a chamar de agora em diante Lugar de Cartaxo, e que seja assim para toda a eternidade....e que todas as gentes saibam...e assim se faça de acordo com as leis dos homens sob a presença de meu marido o muy nobre el-rey Dom Dinis e de acordo com as regras de Deus Nosso Senhor Todo-o-Poderoso, que ordena sobre o Céu e sobre a Terra..."


O Cartaxo é composto pelas seguintes freguesias:
Vale da Pinta, Vale da Pedra, Ereira, Lapa, Pontével, Valada, Vila Chã de Ourique, Cartaxo
Monumento a Marcelino Mesquita








Cruzeiro do Sr. dos Aflitos






Câmara Municipal







Coreto no Jardim da Câmara





Monumento ao Cartaxo

Capital do Vinho























Piscinas Municipais (estas são as descobertas mas há as piscinas cobertas)















Escola Secundária (celebrando 25 anos) e Estádio Municipal
















Museu Rural e do Vinho




Amigos espero ter-vos deixado com água na boca de modo a virem conhecer esta bela cidade, conhecida pelo coração do Ribatejo, capital do Vinho.

Terra de boa gente, de bom vinho, de boa gastronomia, touros e cavalos. Fica a 12,5Km de Santarém, 12,5Km da Azambuja e a 60 Km de Lisboa.

Agora passo o testemunho às minhas amigas:

Kelly (de Joinville), Miosótis (de Óbidos) e Maria (dos Açores)

20 comentários:

Miosótis disse...

Oh valha-me Deus!!!
:)))
Primeiro foi isto do meu "EU"...tenho um "meme" em lista de espera há 2 dias....e agora tú?!
Com Óbidos ainda por cima?!
Tanto trabalhinho que eu tenho pela frente...
E tanto que dar ao dedo!
E quando é que eu consigo postar uma coisinha minha?!
Dos meus "sentires"?!
Mas obrigada querida, muito obrigada mesmo!!!
Eu refilo, refilo mas fiquei muito feliz pelo incentivo.
Sabes porquê?
Porque há meses, desde que esta vila foi nomeada para uma das 7 maravilhas, que de vez em quando penso em escrever algo sobre Óbidos.
Mas sempre me retraí para não ser facciosa ou traidora ao meu verdadeiro berço.
Mas agora deste-me o empurrão que me faltava.
Muito obrigada, és uma querida.
Beijos plenos de miosótis e...até amanhã!

Kelly disse...

Aaiaiaia Anita... que missão me destes!
Vou separar alguma fotos de Joinville e falar sobre esta bela cidade que tem nos acolhido há 4 anos!!!
Linda... uma boaaaaaaaaaaaaaa noite de descanso pra ti!
Fica com Deus!
bjs e bjsssss

Teresa Calcao disse...

Querida Anita,
Nao conheco o Cartaxo,mas como o descreveste da muita vontade de dar uma bela passeata por la....qualquer dia se Deus quiser!!!!!!!!!Aceitas ser o meu cicerone???????
God bless you,
Beijinho doce

Marlene Maravilha disse...

Que lindo post!!! e me deixaste cheia de saudades de Portugal!!
Mas Deus é bom e vai permitir que eu vá aí novamente, a conhecer todos voces e até dar o meu testemunho para o Senhor ser glorificado entre as nações (é sua promessa)!
Já postei o meme. Obrigada querida!
Deus e´contigo!
beijos

Fernanda disse...

Bom dia Anita,
Achei muito interessante o teu post; desconhecia que cartaxo fosse um pássaro. Ainda há?!
Já fiquei com vontade de conhecer; quando estivermos de passagem, para Lisboa e Algarve, faremos um visita à tua cidade.
Concordo contigo, de facto, a vida numa localidade pequena ou no campo tem outra qualidade!
Obrigada por teres participado!
Beijos!

Unknown disse...

Pois...
É por estas e mais algumas que quero ir para o Cartaxo.
Bjs
Alfredo

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Maria disse...

Bom dia linda

Cartaxo parece ser uma zona espectacular, tem espaços lindíssimos.

Linda vou ter de tirar um tempinho para elaborar algo sobre a minha zona preferida, concerteza será no fim de semana.

Só tu para meteres-me activa :))

Beijinhos linda
Maria

Miosótis disse...

(@@) (@@@@@@@) (@@@@@@@)
(@@@@@@@) (@@@@@) (@@@@@@@@@@@)
(@@@) (@@@@@@@) (@@@@@@) (@@@)
(@@@@@@) (@@@@@@) (@)
(@@@) (@@@@) (@@)
(@@) (@@@)
.-.
] [ .-. _ .-----.
." """" """""" """"| .--`estou chegando no comboio ..
(:--:--:--:--:--:--:--:-| [___ .------------------------Uh...Uhhh......
|para te desejar: : : : : : [_@_] |'='|.----------------------.|
/|.________uma LINDO DIA!!! BEIJO____|___|'--.___.--.___.--.___.-'//Miosotis//
/ ||_.--.______.--.______.--._ |---\'--\-.-/==\-.-/==\-.-/-'/--
/__;^=(=0=)======(=0=)======(=0=)=^~^^^ ^^^^(-)^^^^(-)^^^^(-)^^^//

SuEli disse...

Bom Dia, Anita
Obrigada pela sua visita e pelas suas palavras.
Linda a sua história, mas ela me transportou para o futuro, quando todos os filhos de Deus estarão cantando a mesma canção.
Afinal somos pássaros ou não somos?
Eu me sinto um passarinho que saio cantando a melodia que Deus me dá.
O meu nome? Não sei. Deus é Quem Sabe.
Um abençoado dia pra todos,
Felicidades,
Reino Messiânico

Andreia disse...

Olá amiga!

EU nunca fui ao cartaxo.

Um abraço

o alquimista disse...

Uma reportagem digna de uma revista da especialidade...


Doce beijo

Cátia disse...

Amiga,
Hoje estive sem net o dia todo... Passo para te deixar um beijinho.

Conheço o cartaxo de ir 1 ou 2 vezes, mas nao tinha noçao que era tao lindo..

Espero que estejas bem.
Beijinhos

A Flor disse...

O Cartaxo é formado por várias freguesias... mas Vale da Pinta, é sem dúvida a mais bonita, não só pela bela paisagem, mas sobretudo pelas suas gentes de coração nobre e generoso.. como é o caso da FAMÍLIA DORES! :))


O Cartaxo tem muitas coisas bonitas e interessantes para se visitar... mas acreditem, que o melhor mesmo! é a forma acolhedora e afável com que a Anita e a sua família acolhem os amigos! :D

Portanto, quando pensarem ir ao Cartaxo.. não deixem de passar pela casa da Anita e serão, com certeza MUITO BEM RECEBIDOS! :))

Beijocas aos Cartaxenses Ana, Ricardo, Marta e Paulo, que ajudam a dar mais cor e perfume ao Cartaxo.

Flor :D

Cátia disse...

Graças a Flor, qualquer dia tens uma fila de pessoas a baterem-te à porta :)

Beijinhos

Miosótis disse...

Passei para deixar um beijo e o desejo de Boa Noite!
Até amanhã

Marlene Maravilha disse...

Passei para sentir mais saudades!
beijos e um bom dia!!
Deus te abençoe!

Anónimo disse...

Estive a ver o teu artigo e gostei muito. Vou sugerir ao presidente da Câmara do Cartaxo para te contratar para o pelouro do Turismo

Um beijão

valedapedra disse...

Olá. Afinal não sou a única que gosta de fazer sites/blogs sobre o sítio onde vive. Fiz um há pouco tempo (muito pouco tempo) sobre a freguesia do Vale da Pedra. Se o quiser espreitar basta escrever:

www.valedapedra.blogspot.com

Espero que goste.

Beijinhos,

Laura

Anónimo disse...

Estiver a ver o artigo e achei muito interresante assim como achei Cartaxo simplesmente lindooo não conheço pessoalmente ainda mas terei a oportunidade de conhecer esse sítio encantador...
Bjinhos a tdos...
Fikem bem!!!

prémios e miminhos ganhos