05 janeiro 2010

Tesouros...




Tesouros... que palavra tão vaga...
Para uns são objectos, para outros são pessoas; para alguns são arte e saber, para outros são contas bancárias, posses, divertimentos.
É tudo tão relativo neste mundo!
A abelha dá a sua vida pelo favo de mel, no qual trabalhou. É o seu tesouro.
A formiga deixa-se esmagar pelo peso da migalha que encontrou e que deseja carregar até ao seu ninho - um tesouro esmagador para ela.
Às vezes nós também somos assim.
Juntamos os nossos tesouros, alguns dos quais devem fazer doer o coração de Deus, tal como nós lamentamos a abelha ou a formiga que se sacrificam pelo seu tesouro.
Alguns dos nossos tesouros não são mais do que pesos esmagadores de trabalhos e fadigas, com pouco proveito.
Outros são o mel que fomos ajuntando, até acharmos que o nosso favo estava cheio, e então recomeçamos tudo mais uma vez.
Agarramo-nos a esses tesouros materiais com todas as nossas forças, sem compreendermos que o maior ganho está em libertá-los para o serviço de Deus e a Sua glória.
Vamos entrar no tesouro do nosso coração e ver melhor o que temos armazenado:
Há pesos de culpa, de rancor; talvez haja acusações contra alguém, tão guardados em nosso íntimo como se fossem verdadeiros tesouros!
Talvez haja dúvidas, medo, falta de fé que nós usamos como escudo dourado para nos defendermos da voz da nossa consciência, e da voz mansa e delicada do Espírito Santo, quando Ele nos convence do pecado.
A fé devia ser o nosso escudo forte, de aço eterno, fabricado no Céu!
Talvez guardemos preocupações como se fossem tesouros...
Talvez guardemos o nosso carácter obstinado e desobediente como se fosse um tesouro...
Talvez amemos alguém obsessivamente como se fosse um tesouro, e não entendemos que o melhor que podemos fazer é entregar a pesssoa amada nas mãos de Deus, e viver segurando de mãos abertas, como quem ampara e não como quem prende; como quem está pronta para socorrer sem amarrar - como o Senhor, que nos ama sem nos agrilhoar, que quebra todas as correntes e faz-nos sair voando em liberdade por amor de Jesus, o Libertador.
Eu não sei o que há em cada coração, mas sei que Deus tem outros tesouros para nos encher - duráveis, preciosos, libertadores, fiáveis, seguros, eternos, impossíveis de avaliar, sem preço.
Mais do que isso: Deus aceita a troca - o nosso nada, pelo Seu tudo.
Os tesouros de Deus são de dimensões e plenitude incalculáveis para os que O amam. Mas ainda que o Senhor não tivesse nada mais para nos dar além da salvação, Ele continuaria a ser totalmente digno de possuir o nosso coração de o guardar e limpar, limar, polir e brilhar como um tesouro - para Sua glória.

2 comentários:

Graça disse...

Bom dia linda
Como gostei deste texto..muito pertinente , para neste inicio de ano,reflectir !!
" ...a fé devia ser o nosso escudo forte, de aço eterno,fabricado no Céu!" Belas palavras para guardar no coração!!
Fica bem minha amiga, fica com Deus.
Bjinhos e sorrisos,
Graça

Viviana disse...

Querida Anita

Bom dia!

Com muita alegria!

Maravilhoso texto, amiga.
Tão profundo e tão claro!

Irei reflectir nele durante o meu dia...

Bom, venho dizer-lhe que lhe "confiei" um desafio, lá no meu cantinho.
Veja por favor.

Um beijo
E um lindo dia
viviana

prémios e miminhos ganhos