27 outubro 2008

Última carta



Um amoroso pai de família, dias antes de ser hospitalizado enviou, pela Internet, uma carta a seus filhos, com a seguinte mensagem:

"Filhos amados, quando as coisas estiverem difíceis, abram bem os olhos e busquem o céu. Vejam como é imenso. Olhem a natureza e percebam como ela é incrivelmente linda, em cada detalhe. Olhem as cidades, seus prédios, os carros, e notem tudo o que a vontade do homem já foi capaz de produzir.

Sintam que cada um de vocês faz parte da criação de Deus. Que cada um integra a própria natureza. E que cada um também tem de construir e de alterar um pouco de sua própria cidade.

Percebam que vocês, aqui e agora, fazem parte de uma sociedade que constrói um mundo novo. Apesar da sensação de pequenez diante da grandeza do universo, e embora, por vezes, vocês se sintam sozinhos e sem forças, na verdade, cada um é importante e necessário na sinfonia da vida.
O amor e a alegria de vocês produzem uma energia única, capaz de transformar o meio em que vivem e as pessoas que os cercam.

Cada um pode levar mais luz ao caminho que palmilha por intermédio de seu sorriso e de seu trabalho. E assim, pode iluminar outras vidas e enternecer outros seres.
Não esperem que o mundo, que os outros façam algo por vocês. Respirem fundo e pensem: ‘o que eu posso fazer pelo mundo?’ O que posso fazer pelos outros?

Nunca esqueçam que cada um colhe aquilo que plantou. Que os espinhos que hoje nos ferem as mãos são o resultado de uma semeadura equivocada do passado, próximo ou não.

Se desejam uma estrada ladeada de flores, é preciso que elas sejam semeadas desde agora, por cada um de vocês.
Acreditem: Deus está presente em tudo e em toda parte. Um dia a própria ciência humana, ainda tão limitada, será capaz de admitir e de comprovar essa valiosa verdade."

Embora seu corpo físico não tenha resistido à doença que subitamente o atingiu, as palavras de amor e de fé daquele pai ainda ecoam no coração daqueles que o amam. Esta foi sua última carta.



Não sabemos quando será o nosso momento de partir para o outro plano da vida. Talvez ele tarde, talvez não. Quem sabe se as palavras que dissemos há pouco não foram as últimas desta existência?
Como saber se o "até logo" com que nos despedimos de nossos amores, minutos atrás, não foi o último adeus que esta vida nos ofereceu?
Por isso, despeça-se sempre com palavras de carinho e de optimismo.
Aproveite todas as oportunidades que tiver para transmitir mensagens positivas a quem quer que seja.
Dê bons exemplos e seja coerente em suas atitudes.
Diga àqueles que lhe são caros, sempre que possível, o quanto os ama e como eles são importantes para si.

Um dia, mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente a partida será real e então, as lágrimas serão decorrentes da saudade e não do arrependimento pelas oportunidades desperdiçadas.


6 comentários:

Ana Maria disse...

Belíssima história. Muito verdade.
Cada um colhe aquilo que plantou.
Obrigada pela visita e pela sua amizade. Sou feliz em tê-la como amiga.
Beijinhos!

Viviana disse...

Olá querida anita,

Tão linda esta "carta" do pai para os filhos...

Tão lindo e inspirativo o seu post, amiga!
Que conselhos e sugestões sábias dá!

È preciso na verdade estar alerta para não desperdiçar as oportunidades de fazer o bem.

Tenha um lindo dia.
Um beijo
Viviana

Pelos caminhos da vida. disse...

Linda carta!

Amiga hoje fiz um post especial para vcs amigos,conto com sua presença lá.

Um gde abraço.

Bom dia.

beijooo.

Anónimo disse...

Lindo e mesmo a propósito o teu post de hoje !!
Tem um resto de dia feliz!!
Bjs doces
Graça

Tinoca Laroca disse...

GOD BLESS YOU.
Beijos de saudades. Espero reecontrar-te no ECC.
T.

Teresa Calcao disse...

Ohhhh Anita que historia tao comovente e inspiradora para todos nos....gostei muito,obrigada!
Beijinho doce

prémios e miminhos ganhos