18 março 2008

Curiosidades da Páscoa 2

Amigos hoje continuarei a deixar aqui mais umas curiosidades sobre a Páscoa, mais uma vez espero que gostem.

O PEIXE

O peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque.

Na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus se torna presente (Mt 14,17).




A relação com a Páscoa acha-se no facto de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (Jo 21,9) e (Lc 24,42-43).



SINOS, VESTES BRANCAS E O ALELUIA


Os sinos festivos, que repicam na noite da Ressurreição, recordam o momento da subida de Jesus Cristo aos Céus.

Nas cidades pequenas, todos os sinos da Igreja repicam de maneira solene e alegre no canto do Aleluia. Soltam-se rojões e o ar enche-se de festa e alegria.

As vestes brancas e paramentos, que se usam na noite da vigília Pascal, recordam a alegria dos primeiros baptizados, que se revestiam de vestes brancas, simbolizando a vitória sobre a morte.




As Igrejas adornam-se com toalhas de linho e flores brancas. Essa cor foi adoptada pelos primeiros cristãos como símbolo da alegria, da vitória e da pureza de Deus (Mateus 17,2)

O branco simboliza a pureza, a paz e a plenitude.

O cântico do Aleluia é um dos símbolos mais expressivos das aclamações de louvor e de alegria. É uma expressão hebraica: HALLELUI-YAH que significa: Louvai o Senhor (Ap 19,1).



O GIRASSOL


O girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É porém muito rico em conteúdo.Assim para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, também os cristãos precisão estar voltados para o Sol-Cristo. Cristo é a luz, a força, a energia. O cristão sem uma ligação com Jesus não encontra significado para sua vida.




OS RAMOS


Podemos dizer que a semana da Páscoa começa com o Domingo de Ramos.
A festa dos ramos relembra o dia em que Jesus entrou festivamente em Jerusalém, pouco antes de sua morte.
Jesus nascera em Belém, na Judéia, mas passara a maior parte de sua vida na Galiléia, em Nazaré, Cafarnaum e outras cidades, fazendo sua pregação sobre o Reino de Deus e divulgando sua doutrina de amor. Poucos dias antes de ser preso, julgado e condenado à morte, Jesus dirigiu-se a Jerusalém com seus discípulos, justamente para comemorar a Páscoa ( a Páscoa judaica ).

Pois foi nesse dia que o povo o aclamou nas ruas, agitando no ar ramos de palmeira e oliveira, e gritando "Hosana ( que quer dizer " Salve!") ao Filho de Davi".

Chamamos de entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para cumprir seu mistério pascal, a realidade era de maioria camponês, eis a razão dos ramos. Levantar os ramos e aclamar com alegria é a maneira do povo expressar o reconhecimento régio e messiânico de Jesus.


6 comentários:

david santos disse...

Olá!
Eu hoje não venho aqui para comentar. Venho para avisar: se não combatermos a pedofilia, jamais as nossas crianças terão sossego. Por isso, e antes que seja tarde, vamos nós combater os pedófilos.
Se cada um de nós fizer um pequeno esforço acabará por saber quem eles são.
Eles andam por aí.
Não lhes devemos dar um palmo de terreno. Se dermos, depois, já será tarde demais.
Temos que salvar as nossas crianças. Aliás, é o dever de cada pai e de cada mãe, assim como de todas as pessoas responsáveis.

GUERRA CONTRA A PEDOFILIA.

Anónimo disse...

Eu venho dizer mais uma vez minha krda k aprendo sempre contigo ....!! desejar-te 1 optimo dia na companhia dos k amas,mais tarde se puder falarei um pouquinho contigo... bjsdoces e fiquem com Deus!

Anónimo disse...

Eu venho dizer mais uma vez, minha krda, k aprendo sempre contigo ....!! desejar-te 1 optimo dia na companhia dos k amas,mais tarde, se puder falarei um pouquinho mais contigo... bjs doces e fiquem com Deus!

Maria disse...

Bom dia linda

A Marta já está melhor?

Férias era bom! provávelmente irei tirar finais de abril uma semana que apanha cá os feriados do santo cristo e assim aproveito e desapareço daqui.
Estou a entrar numa fase tão chata, detesto estar assim sinto-me sem ânimo para nada. Domingo tenho um almoço em casa da minha mãe com a família e por incrivel que pareça que eu adoro folia olha nem me apetece por lá os pés, acho que ando com fobia a festas não sei o porquê!

Quero é estar no meu cantinho.

Linda um santo dia para ti

Beijinhos

Maria

Andreia disse...

Essa do peixe nem sequer conhecia esse simbolo!

Teresa Calcao disse...

Ola minha querida Anita,
Adoro girassois,mas desconhecia o facto de ser um simbolo pascal....sempre aprender!
Beijinho doce

prémios e miminhos ganhos