17 março 2008

Curiosidades da Páscoa

Amigos tal como fiz no Natal, também agora na Páscoa, irei deixar algumas curiosidades àcerca desta festa religiosa que estamos a celebrar.
Ao longo desta semana, por sinal mais pequena, irei deixar também e a pedido da minha amiga Teresinha, algumas receitas culinárias para a celebração desta quadra.
Espero que gostem.


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Depois de morrer na cruz, Seu corpo foi colocado num sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados
É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimónias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica.
É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egipto durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.
Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 Março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas. Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronómico. Mas a sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de Março e no máximo em 24 de Abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

Os símbolos da Páscoa

O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antiguidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da Quaresma.




Os egípcios e persas costumavam tingir ovos com as cores primaveris e davam-nos a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante.
Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição.


Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos.
Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças junto de outros presentes da Páscoa.
Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.
No século XIX, ovos de confeito decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro eram presentes populares.
Mas os ovos ainda não eram comestíveis. Pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate. Actualmente, as crianças encontram ovos de chocolate ou "ninhos" cheios de doces nas mesas na manhã de Páscoa.

No Brasil, as crianças montam seus próprios "cestinhos de Páscoa", enchem-no de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada.
Nos Estados Unidos e outros países as crianças saem na manhã de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovinhos escondidos. Em alguns lugares os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária.
Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, até hoje não se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate.

O coelho é um dos primeiros animais que saem das tocas ao chegar a primavera, após um longo inverno de recolhimento.

O que mais interessa religiosamente, é que os coelhos são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos. E é isto exactamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança a toda a humanidade.
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida para a América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu num ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
~
No antigo Egipto, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao facto da Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!


Amanhã publicarei mais. Então até lá!!!

6 comentários:

Fernanda disse...

Olá Anita,
de certeza que as minhas crianças adorariam a tradição alemã dos ovos espalhados pelo jardim, kakakak...
As melhoras para a Marta!
Boa semana.
Bjoss

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Teresa Calcao disse...

Minha Querida Amiga,
E sempre bom aprender algo novo.....obrigada!
E que a Marta recupere brevemente!
Um beijinho doce para as duas

Anónimo disse...

Aprendo sempre contigo algo novo e é por isso k não passa 1 dia que não venha "cuscar" o teu cantinho !!Ontem quando falamos esqueci de perguntar pela tua Marta, mas já vi k está a recuperar... bjinhos docinhos para toda a família e até logo ...

Andreia disse...

Adoro os ovinhos da Páscoa!

gaivota disse...

coelhinhoa da páscoa que trazes para mim, um ovo, dois ovos...
espalham-se nos jardins nalguns sítios e as crianças vão te que os procurar, como na holanda por exemplo, pôem-se em bolos regionais, tipo massa das ferraduras e chamamos-lhes folares...
é bom!
beijinhos

prémios e miminhos ganhos