20 março 2008

Ementa de Páscoa!


Tal como eu tinha prometido aqui ficam algumas sugestões culinária para esta época festiva, espero que gostem.
Uma Santa e abençoada Páscoa para todos que passam por aqui!

ENTRADAS


ESPARGOS GRATINADOS

1 kg de espargos cozidos
Para o Creme:

1 colher de (sopa) de margarina
2,5 dl de leite gordo
3 colheres de (sopa) de natas
3 colheres de (sopa) de queijo ralado
1 dl de água de cozer os espargos
1 colher cheia de (sopa) de farinha de trigo
sal, pimenta e noz-moscada q.b.
sumo de meio limão

Derreta a margarina numa caçarola, sem a deixar queimar. Polvilhe com a farinha, deixe cozer e regue com o leite frio e a água de cozer os espargos. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada ralada. Retire do lume e junte as natas e o sumo de limão.Coloque os espargos num prato de ir à mesa e ao forno e cubra-os com o molho. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno bem quente (t.7), na segunda prateleira do forno. Quando a superfície estiver loura, retire do forno e sirva imediatamente.

FLANS DE CAMARÃO

250 g camarão(s) descascado(s)3 gema(s) de ovo
2 c. sopa queijo ralado
2 dl molho bechamel
2 pitada pimenta-de-caiena
2 c. chá ketchup

Faz-se o molho bechamel, ou (pode ser já de compra) e bate-se com o ketchup, as gemas de ovos e pimenta.
Juntam-se os camarões, reservando de parte alguns dos maiores. Distribui-se por tacinhas de pirex untados que se polvilham com o queijo. Põem-se em cima de cada flan 2 camarões , enterrando-os levemente, e cozem-se no forno até estarem tostados.


PRATOS PRINCIPAIS


SOUFFLÉ DE BACALHAU

250 grs. de bacalhau cozido
sal, pimenta e noz-moscada q.b.
60 grs. de queijo ralado
4 ovos + 1 clara
2,5 dl de leite gordo
50 grs. de farinha
70 grs. de manteiga

Retire a pele e espinhas ao bacalhau e desfaça-o em lascas finas e pequenas. Derreta a manteiga numa caçarola, polvilhe com a farinha e, quando começar a aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada, regue com o leite frio.

Mexa bem com uma colher de pau e, assim que o creme começar a espessar, bata com a vara de arames. Retire do calor e junte as lascas de bacalhau, o queijo as gemas. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

Barre a forma de soufflé com margarina. Bata as claras em castelo bem firme e junte uma quarta parte ao preparado anterior. Mexa cuidadosamente, de baixo para cima, para obter um preparado ligado. Adicione em colheradas as restantes claras em castelo, mais cuidadosamente ainda, para evitar partir as claras e as impedir de fazer subir o soufllé.

Deite o preparado na forma. Arranje-o de modo a obter uma superfície lisa e leve a cozer em forno quente (t.5), durante 15 minutos. Aumente a temperatura do forno (t.6) e deixe cozer mais 10 minutos.

Sirva imediatamente. Acompanhe com uma salada de agriões.



PERNA DE BORREGO NO TACHO COM TODOS

1,2 kg de perna de borrego
7 grãos de pimenta
1 ramo de salsa
5 dentes de alho
2,5 dl de vinho branco seco
2 folhas de louro
1,5dl de azeite
100 grs de banha
2 cravos de cabecinha
sal grosso q.b.
colorau ou massa de pimentão q.b.
1 cebola
1 dl de vinagre
900 grs de batatinhas novas
50 grs de manteiga

Limpe a perna de borrego de peles e todas as gorduras. Descasque os alhos e pise-os com o sal e um pouco de azeite. Junte o colorau ou massa de pimentão e um pouco de vinho branco e mexa. Com esta papa barre a perna. Num tacho de barro ou num tabuleiro de barro coloque o louro, os grãos de pimenta esmagados, o cravinho, o vinagre, a banha, o resto do vinho branco, a margarina, e a cebola cortada aos gomos e junte um pouco de água ou caldo de carne.

Em seguida coloque a perna dentro do tacho e deixe marinar durante 4 horas. Tape o tacho e leve ao forno a estufar. Descasque lave e corte as batatas aos quartos. Quando a carne estiver quase pronta junte as batatas. Continue com o tacho tapado até terminar a cozedura das batatas. Rectifique os temperos e polvilhe com salsa picada.

Entretanto coza os grelos, depois de cozidos saltei-os em azeite e alhos picado
Sirva a carne fatiada com os grelos e batatas e se quiser com arroz branco.



O "Folar" tem particular relevância, nesta altura do ano e não pode faltar nas mesas dos portugueses pela sua tradição, havendo diferentes espécies - tão diferentes que o folar transmontano, por exemplo, só tem com o da Estremadura dois pontos em comum: o nome e a referência à Páscoa. Acrescente-se, contudo, que a tradição do folar, qualquer que ele seja, assenta num ritual de dádiva, soliriedade e convívio profundamente enraizado na sociedade portuguesa.

O folar mais corrente em Portugal é um "bolo de massa seca, doce, e ligada, feito com farinha de trigo, ovos, leite, azeite, banha ou pingue, açúcar e fermento, e condimentado com canela e erva-doce - uma espécie de fogaça - encimado, conforme o seu tamanho, por um ou vários ovos cozidos inteiros e em certos lugares tingidos, meio incrustados e visíveis sob as tiras de massa que os recobrem".

DOCES



MONTANHA DOURADA


Para a montanha:

6 claras de ovos
1 pitada de sal ou umas gotas de limão
6 colheres de sopa rasas de açúcar
1 colher de sopa de manteiga

Para o doce de ovos:

6 gemas
6 colheres de sopa de açúcar

Confecção:

Deitam-se as claras totalmente limpas de gema num recipiente sem vestígios de gordura e junta-se ou uma pitada de sal ou uns pingos de sumo de limão. Batem-se as claras, primeiro devagar, com uma vara de arames ou batedeira, até estarem sólidas. Começa então a juntar-se o açúcar, batendo fortemente até o preparado estar bem firme e brilhante.Tem-se um recipiente, que possa ir ao forno e à mesa, untado com a manteiga e deitam-se aí as claras. Levam-se a forno brando até a superfície alourar, mais ou menos, conforme o gosto.

Entretanto, preparam-se os ovos moles:

Deita-se o açúcar num tachinho, cobre-se com água e leva-se ao lume até derreter e fazer ponto de pérola. Têm-se numa tigela as gemas passadas por um passador e junta-se um pouco da calda de açúcar. Mexe-se e mistura-se tudo. Leva-se a lume brando, mexendo de modo a não deixar o doce agarrar ao fundo do tachinho, mas em movimentos de vai vem (nunca em círculo) para evitar que os ovos moles percam o brilho.Deitam-se os ovos moles sobre a "montanha" de claras e serve-se o doce frio.

NINHO DE PÁSCOA

100 gr açúcar
70 gr farinha
4 Ovos
papel vegetal para forrar
manteiga para untar
farinha para polvilhar
1 colher de cacau

Para decorar:

1 tablete de chocolate culinária (200g)
leite q.b.
Raspas de chocolate
Amêndoas coloridas

Forre com papel vegetal o fundo de uma forma, unte-a com manteiga e polvilhe-a com farinha.Numa tigela, bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e volumoso e misture-lhe depois a farinha e o cacau.Deite a massa na forma e leve a cozer, em forno médio, durante cerca de 12 minutos.Depois de cozido, retire o bolo e deixe-o arrefecer.Entretanto, num tachinho, leve ao lume, em banho-maria, o chocolate com um pouco de leite e mexa-o até ficar em creme.Quando frio, desenforme o bolo, barre-o com o creme de chocolate e deixe-o arrefecer de novo.Cubra o bolo com raspas de chocolate e decore-o com as amêndoas e fios de ovos.


Amigos espero que gostem das sugestões e que a vossa páscoa seja muito abençoada, com muito amor e carinho e muita paz.


Deus vos abençoe.

7 comentários:

Xicha disse...

Hummmmmmm e que grande fome me deu agora , com tanta coisinha boa...
Anita adorei o coelhinho de Páscoa , bigados
Desejo a todos aí em casa uma Páscoa muito Feliz que tudo corra muito bem
Muitos beijinhos e abracinhos
:)
XI

Andreia disse...

Boa páscoa!=)

Anónimo disse...

Não podia passar sem deixar aqui um pequeno comentário... tudo deve ser delicioso até fiquei com água na boca !! Estamos sempre a aprender contigo minha amiga ... Até logo e fica com Deus... bjs

Maria disse...

Linda uma Santa e Feliz Páscoa sempre com muita Paz.

As receitinhas prometem, humm

Beijinho grande

Maria

Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa Calcao disse...

Minha Querida Amiga,
As tuas receitinhas vao ser todas experimentadas......e melhor comecar ja pois fiquei cheia de fome.....obrigada por atenderes o meu pedido!!!!!
Desejo-te a ti e toda a tua familia uma Santa e Feliz Pascoa!!!!
Beijinho doce

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

prémios e miminhos ganhos