23 março 2008

A Paz que trago ...



A paz que trago hoje em meu peito é diferente da paz que eu sonhei um dia...

Quando se é jovem ou imaturo, imagina-se que ter paz é poder fazer o que se quer, repousar, ficar em silêncio e jamais enfrentar uma contradição ou uma decepção.
Todavia, o tempo vai-nos mostrando que a paz é resultado do entendimento de algumas lições importantes que a vida nos oferece.
A paz está no dinamismo da vida, no trabalho, na esperança, na confiança, na fé...

Ter paz é ter a consciência tranquila, é ter certeza de que se fez o melhor ou, pelo menos, tentou...
Ter paz é assumir responsabilidades e cumpri-las, é ter serenidade nos momentos mais difíceis da vida.
Ter paz é ter ouvidos que ouvem, olhos que vêem e boca que diz palavras que constroem.
Ter paz é ter um coração que ama...
Ter paz é brincar com as crianças, voar com os passarinhos, ouvir o riacho que desliza sobre as pedras e embala os ramos verdes que em suas águas se espreguiçam...
Ter paz é não querer que os outros se modifiquem para nos agradar, é respeitar as opiniões contrárias, é esquecer as ofensas.
Ter paz é aprender com os próprios erros, é dizer não quando é não que se quer dizer...
Ter paz é ter coragem de chorar ou de sorrir quando se tem vontade...
É ter forças para voltar atrás, pedir perdão, refazer o caminho, agradecer...
Ter paz é admitir a própria imperfeição e reconhecer os medos, as fraquezas, as carências...
A paz que hoje trago em meu peito é a tranquilidade de aceitar os outros como são, e a disposição para mudar as próprias imperfeições.
É a humildade para reconhecer que não sei tudo e aprender até com os insectos...
É a vontade de dividir o pouco que tenho e não me aprisionar ao que não possuo.
É melhorar o que está ao meu alcance, aceitar o que não pode ser mudado e ter lucidez para distinguir uma coisa da outra.
É admitir que nem sempre tenho razão e, mesmo que tenha, não brigar por ela.
A paz que hoje trago em meu peito é a confiança Naquele que criou e governa o mundo...
A certeza da vida futura e a convicção de que receberei, das leis soberanas da vida, o que a elas tiver oferecido.
Às vezes, para manter a paz que hoje mora em teu peito, é preciso usar um poderoso aliado chamado silêncio.
Lembra-te de usar o silêncio:

quando ouvires palavras infelizes;
quando alguém está irritado;
quando a maledicência te procura;
quando a ofensa te golpeia;
quando alguém se encoleriza;
quando a crítica te fere;
quando escutas uma calúnia;
quando a ignorância te acusa;
quando o orgulho te humilha;
quando a vaidade te provoca.

O silêncio é a gentileza do perdão que se cala e espera o tempo, por isso é uma poderosa ferramenta para construir e manter a paz.
(autor desconhecido)

8 comentários:

Bichodeconta disse...

Concordo, também para mim os irmãos, neste caso as irmãs são de uma extrema importancia.. Infelizmente por razões várias algumas foran-se afastando, somos seis raparigas e naturalmente tenho com algumas uma afinidade diferente..Ou porque somos mais próximas na idade, ou por qualquer outra razão.. Mas adoro as minhas irmãs e tenho pena de que não nos possamos ver mais vezes.. Confirmei isso há duas semanas quando fui visitar uma delas, a Mirita de quem tinha saudades demais, ela, o João , meu sobrinho caçula e o companheiro m António, para eles e pela hospitalidade fica aqui um abraço do tamanho do mundo, mundo que não será o mesmo sem as minhas irmãs QUE GOSTARIA MAIS PRÓXIMAS,, NÃO NEXESSÁRIAMENTE NO ESPAÇO, MAS NO CORAÇÃO.. BOA SEMANA, UM BEIJINHO, ELL

gaivota disse...

não posso deixar de dizer wuer gostei muito deste cantinho que vim ler, mas prefiro não deixar opinião aceerca de família/irmãs(âos)...
coias...
beijinhos, linda

Teresa Calcao disse...

Ola minha querida amiga,
Que a PAZ do Senhor esteja sempre contigo......
Beijinho doce,

Maria disse...

Bom dia linda

Mais uma semaninha pela frente, infelizmente já sem ser curtinha. Realmente espero que seja muito melhor que a passada. Estou cansada, triste e sem forças para nadica de nada.
A minha cabeçita anda à roda penso em mil e uma coisa ao mesmo tempo e não tenho já certezas de nada.
espero que seja uma fase temporária.

Agora o raio do sinal que não levou pontos resolveu azedar-me, todas as vezes que mudo o penso arranca um bocadinho e fica novamente em carne viva, estava tão bom. O dos pontos ficou impecável bem sequinho.

Enfim uma coisa nunca vem só.

Beijocas e boa semana

Maria

Andreia disse...

A paz para ti!

Beijinhos

Fernanda disse...

Olá Anita,
sábio texto, para ler, reler e reflectir! O silêncio é difícil de se fazer, porque muitas vezes a voz é demasiado rápida. Por isso opto por virar as costas.
Uma boa semana! (Para nós vai ser, se Deus quiser, vamos até Lisboa uns dias!)
Bjos

Isamar disse...

Anita

Como sabes, de vez em quando passo por aqui, não tantas vezes quanto mereces, mas saio sempre bem disposta. Obrigada por isso. Visitar o teu blog é adquirir uma dose de boa disposição e, simultaneamente, reflectir na vida. Passa tão depressa!

Beijinhossss

Anónimo disse...

Já tinha saudades de passar no teu blog... e como já te disse faz-me mt bem fazê-lo todos os dias de manhã!! Ajuda-me a ter Paz e a fazê-la também... embora por vezes seja mesmo preciso fazer.. " a gentileza do perdão..."ou seja !?"silêncio" !! Paz para todos Bjinhos doces

prémios e miminhos ganhos