19 março 2008

Curiosidades da Páscoa 3

Queridos amigos hoje continuarei a deixar mais curiosidades sobre a Páscoa e amanhã deixarei uma ementa de Páscoa tal como tinha prometido à minha amiga Teresinha.

Espero que todos nós fiquemos a aprender mais sobre esta celebração .

Uma Santa e maravilhosa Páscoa para todos vós!

LUZES, VELAS E FOGO

As luzes, velas e fogueiras são uma marca das celebrações pascais.

Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão.
Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais.

O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo.
Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer:
"Deus é o princípio e o fim de tudo"

Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes.

As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais.



LAVA-PÉS


Durante a Semana Santa, a Quinta-feira é um dia muito importante, no qual se realiza uma celebração bastante significativa. Nesse dia, relembra-se a última ceia de Cristo com seus discípulos, ocasião em que Jesus instituiu a Eucaristia, isto é, o pão e o vinho passaram a simbolizar seu corpo e seu sangue.

Mas foi também durante a última ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos. Pondo uma toalha na cintura, Jesus despejou água numa bacia, começou a lavar os pés de cada um dos apóstolos e enxugou-os com a toalha.
Jesus fez isso para dar uma lição de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e serviço aos irmãos, que nada mais é do que a grande lição pascal.
O lava-pés é, pois, um símbolo, um exemplo. " Dei-lhes o exemplo para que, como eu fiz, assim façam também vocês.

A CRUZ


A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser um símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa. Antes símbolo de condenação, depois tornou-se símbolo de salvação.

A cruz, na Páscoa, relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de paz.

A cruz não foi um tipo de condenação especial para Jesus. Naquele tempo, a morte na cruz era um castigo comum entre os romanos, que dominavam também a Palestina. Jesus foi crucificado entre os dois ladrões, com a diferença que estes foram amarrados às suas cruzes e Jesus foi pregado.

Morrer na cruz era algo humilhante para os condenados pois, além de ficarem com os corpos expostos publicamente, apenas os mais hediondos crimes eram punidos com tal pena.

Jesus, ao morrer na cruz, deu à humanidade mais uma lição de humildade: sendo Filho de Deus, que tudo pode, Ele morreu da forma mais vergonhosa que havia em seu tempo.

O CORDEIRO


O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho.


O PÃO E O VINHO


O pão e o vinho eram, na Antigüidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo se serviu desses alimentos para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.


A POMBA

Colomba ou Pomba Pascal - De origem italiana, a colomba é bem semelhante ao panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita.

Além de que a pomba é também um símbolo da paz.



1 comentário:

Fernanda disse...

Hummm, Anita que delícias...acho que pelo menos os flans de camarão vou experimentar!
Beijos e UMA FELIZ PÁSCOA!

prémios e miminhos ganhos