06 janeiro 2009

Caminhos





Na vida é impossível parar.


Mesmo quando decidimos não avançar, a vida avança. E às vezes temos mesmo a impressão que ela corre.


E neste nosso viver, encontramos diariamente caminhos na nossa frente.


Em cada situação há sempre uma opção de estrada. Escolhemos então a mais longa, mais curta, mais fácil, mais difícil... somos guiados por vontades, necessidades, coração, emoções... e na verdade nem sempre sabemos onde nos conduzirá nossa escolha. E é preciso a cada dia, cada passo, seguir e assumir.


Ninguém, ninguém mesmo pode ou deve ser responsável pelas nossas escolhas.


E mesmo se damos ouvidos a um amigo, aos pais, a escolha final e responsabilidade final sempre será nossa.


Muitas vezes sofremos porque escolhemos caminhos errados. E sabemos que não há volta para as caminhadas da vida, mas sempre teremos a opção de dirigir nossos passos para direcções diferentes.


E então uma nova escolha se dá. Com todos os riscos possíveis.


Amar alguém, sentir amizade por alguém, não é uma escolha.
Pelo menos não voluntária, da nossa mente.


Do coração, eu diria, pois não temos controle, não podemos negar sentir esse amor ou essa amizade. Mas podemos decidir seguir esse amor e essa amizade. Isso também é uma escolha, caminho.


O importante é não parar.


Li uma vez que "água estagnada apodrece" e penso que ninguém gostaria de viver como água estagnada.


Devemos ser como as águas dos rios, correndo sempre em alguma direcção, regando flores que nascem do lado, matando sede de pássaros e homens, desembocando em grandes mares. E assim segue a nossa vida... Cabe a cada um a responsabilidade da escolha diária.



E tudo o que posso dizer com certeza de que não há erro possível na escolha, é aquela de seguir o grande, o verdadeiro Caminho.


Para os outros, que a sabedoria esteja no coração de cada um para que as escolhas estejam o mais perto possível daquilo a que chamamos felicidade.


"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." - Jesus Cristo


(Letícia Thompson)

12 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Querida Anita, belíssimo texto... Adorei Amiga... Um grande abraço de carinho e ternura,
Fernandinha

Viviana disse...

Querida Anita,

Que saudades, amiga!!!

Desde há já vários dias, que não tenho tido possibilidade de visitar os blogues amigos.

Mas hoje aqui estou para lhe dizer que este seu cantinho é muito lindo e muito acolhedor!

Há sempre algo de bom á nossa espera...

Como por exemplo este seu post de hoje...

Desejo muito o bom Pai a abençoe e encha a sua vida de muita e grata alegria!

Um grande e carinhoso abraço

viviana

Ana Maria disse...

Belíssimas palavras, bem reflexivas.
Beijinhos no coraçao!

Pelos caminhos da vida. disse...

Caminhos que levam vc ao Pelos Caminhos Da Vida,obrigada pelo seu carinho.

Um gde abraço amiga.

beijooo.

Cadinho RoCo disse...

Existem caminhos por demais severos e para trilhar por eles é preciso fé, muita fé.
Cadinho RoCo

Andreia disse...

Um abraço para ti!

gaivota disse...

caminhos com palavras lindas para meditar...
um dia lindo para ti!
beijinhos

Maria João disse...

Se andarmos em Jesus, é muito mais fácil dizer "Não!" à voz do "Pára!".


beijos

Marlene Maravilha disse...

Anita querida,

Que lindo texto! Realmente o nosso futuro depende dos caminhos que escolhemos andar. O difícil é tomar algum atalho e enveredar por ele.
Precisamos mesmo da direcao de Deus!
Que linda a tua foto no blog hein??

E que bom que a filhota já está bem e já passou o susto. Gracas a Deus!
Já me disseram que Portugal está mesmo difícil em relacao aos assaltos, embora nao se assemelhe ao Brasil, que ocupa um lugar considerável na lista de violencia mundial.
Sabes, aqui na Alemanha, em Erfurt, e nas cidades aonde tenho ido, o povo nem sabe o que é índice de criminalidade! Que maravilha!
beijos e Deus te abencoe!

Anónimo disse...

Olá Anita,

Até porque, como diz o ditado "Parar é morrer"! Devemos continuar no caminho, porque ele faz-se caminhando!

Excelente música que colocou para todos nós!

Tenho uma grande curiosidade, na frase que publica na sua apresentação, e que muito gostaria que me explicasse se quiser ter a maçada de o fazer? "Sou uma mulher temente a Deus"! Temente no sentido de respeito? De Obediência?

Peço muita desculpa por este atrevimento mas, como diz o povo "perguntar não ofende"!

Beijinho,

Renato

Anita disse...

Olá Renato boa noite e obrigado desde já pelas suas visitas. Volte sempre pois é muito bem vindo.
Como disse, perguntar não ofende de modo nenhum e como tal estou aqui para lhe dizer que quando coloquei que sou temente a Deus, é que eu O respeito e Lhe devo obediência, pois Ele um dia me amou primeiro e morreu no meu lugar.
A Ele devo a minha vida. Ele é o meu Salvador.
Sempre que precise de algum esclarecimento aqui estarei para dentro do possível o esclarecer.
Beijinhos.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita

Anónimo disse...

Olá Anita, boa noite!

Quero humildemente agradecer as suas sábias palavras que muito me sensibilizaram!

A Ele todos nós devemos a vida! E nem quero discutir a questão conforme a coloca, porque passa pela questão da fé e não só!

Reitero-lhe os meus agradecimentos e irei continuar a ler os seus belos textos, na certeza, porém, de que quando este individuo, aqui da nobre cidade do Porto, tiver alguma questão mais pertinente a colocarei, se a isso me permitir!

Continuação de boa noite e um beijinho,

Bem-haja!

Renato

prémios e miminhos ganhos