11 janeiro 2009

A mochila




Um fervoroso devoto estava a atravessar uma fase muito penosa de sua vida, com graves problemas de saúde em família e sérias dificuldades financeiras. Por isso orava diariamente pedindo que o livrassem de tamanhas atribulações.
Um dia, enquanto fazia suas preces, um anjo apareceu-lhe, trazendo-lhe uma mochila e a seguinte mensagem:
-“O Senhor compadeceu-se da sua situação e manda-lhe dizer que é para você colocar nesta mochila o máximo de pedras que conseguir, e carregá-la consigo, em suas costas por um ano, sem tirá-la por um instante sequer.
Manda também dizer que, se você fizer isso, no final desse tempo ao abrir a mochila, terá uma grande alegria”.
E desapareceu, deixando o homem bastante confuso e revoltado.
-"Como pode o Senhor brincar comigo desta maneira? Eu oro sem cessar, pedindo a Sua ajuda, e Ele manda-me carregar pedras? Já não me bastam os tormentos e provações que estou vivendo?" Pensava o devoto.
Mas, ao contar à sua mulher a estranha ordem que recebera do Senhor, ela disse-lhe que talvez fosse prudente seguir as determinações dos Céus, e concluiu dizendo:
-“Deus sempre sabe o que faz...”.
O homem estava decidido a não fazer o que o Senhor lhe ordenara, mas por via das dúvidas resolveu cumpri-la em parte, após ouvir a recomendação da sua mulher.
Assim, colocou duas pedras pequenas dentro da mochila e carregou-a nas costas por longos doze meses.
Findo esse tempo, na data marcada, mal se contendo de tanta curiosidade, abriu a mochila conforme as ordens do Senhor e descobriu que as duas pedras que carregara nas costas por um ano inteiro tinham se transformado em pepitas de ouro... , apenas duas pequenas pepitas.
Todos os episódios que vivemos na vida, inclusive os piores e mais duros de se suportar, são sempre extraordinárias e maravilhosas fontes de crescimento.
Temendo a dor, a maioria recusa-se a enfrentar desafios, a partir para novas direcções, a sair do lugar comum, da mesmice de sempre.
Temendo o peso e o cansaço, a maioria faz tudo para evitar situações novas, embaraçosas, que envolvam qualquer tipo de conflito.
Mas aqueles que encaram para valer as situações que a vida propõe, aqueles que resolvem "carregar as pedras", ao invés de evitá-las, negá-las ou esquivar-se delas, esses alcançam a plenitude do viver e transformam, com o tempo, o peso das pedras que transportaram em peso de sabedoria.
E consigo como está a sua mochila?
Vale a pena reflectir sobre isto!!!

10 comentários:

Luna disse...

Assim é amiga, temos de carregar alguns fardos para nos libertarmos de outros, e a fé deve estar sempre na nossa mochila
beijinhos de boa semana

Maria Clarinda disse...

Excelente esta tua parábola!!! Adorei e que senhora licção devemos tirar dela. Jinhos mil

gaivota disse...

querida anita, todos os teus textos são sempre alvo de toda a boa e grande reflexão, trazemos a mochila bem cheia de pensamentos de fé!
que Deus te acompanhe
beijinhos

Pelos caminhos da vida. disse...

Deus nunca dá um fardo que não nos suportamos carregar.
Otima reflexão amiga.

Bom dia.

beijooo.

Maria disse...

Boa tarde amiga

Tudo o que se passa são sempre grandes lições de vida, são sempre fontes de enriquecimento, são formas de amadurecimento e crescimento interior. Sejam elas boas ou más nos ajudam sempre a percorrer esta estrada com fé e confiança para ultrapassarmos com força todos os obstáculos que possamos encontrar pela frente.

Linda uma santa semana para ti

beijinhos

Maria

Marlene Maravilha disse...

Muito bom!
Gosto dos textos que edificam a nossa vida!
beijos!
Tenho lá no meu espaco uma casa no campo!
Deus te abencoe!

Fernanda disse...

A minha mochila já andou mais leve, Anita. Conto com o meu Senhor para me ajudar.

Boa semana!
Beijinhos.

carmen disse...

Na minha mochila, nunca esqueço de colocar a Bíblia, em primeiro lugar, pois é a palavra de Deus...

As pedras, a vida as coloca para mim e eu peço força, graça, sabedoria e muiiita paciência a Deus para suporta-las, até quando Deus quiser

bjs

Anónimo disse...

Olá Anita,

Infelizmente existe muita gente carregando suas mochilas cheias de pedras! Pedras essas carregadas de fé e de amor ao próximo!

Tenha uma boa semana.

Beijinho,

Renato

**Viver a Alma** disse...

Querida!

Fiz um post sobre a cruz apenas ilustrado que vale a pena veres...foi antes do post do advento para o Natal!
Grata por este momento
Sempre
Mariz

prémios e miminhos ganhos