26 janeiro 2009

Formiga...




Outro dia vi uma formiga que carregava uma enorme folha.
A formiga era pequena e a folha devia ter no mínimo, dez vezes o tamanho dela.
A formiga a carregava com sacrifício.
Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça.


Quando o vento batia, a folha tombava fazendo cair também a formiga. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa.



Eu observei-a e acompanhei-a, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.


Foi quando pensei:
- "Até que enfim ela terminou seu empreendimento".


Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.


A folha era muito maior do que a boca do buraco o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para então entrar sózinha.



Foi aí que disse a mim mesma:
-"Coitada, tanto sacrifício para nada".


Lembrei-me ainda do ditado popular: "Nadou, nadou e morreu na praia".


Mas a pequena formiga surpreendeu-me. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços.
Elas pareciam alegres na tarefa.
Em pouco tempo a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços que iam ficando dentro do buraco.


Imediatamente dei comigo a pensar em minhas experiências.
Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades?
Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carrega-la.


Invejei a força daquela formiguinha.


Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi a Deus:
Que me desse a tenacidade daquela formiga, para "carregar" as dificuldades do dia-a-dia.
Que me desse a perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.
Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que às vezes, se apresenta grande demais.
Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajecto tivesse sido solitário.
Pedi a Deus a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo; mesmo quando pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.



A alegria dos filhotes que provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer todas as adversidades da estrada.


Após o meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecida em minha caminhada.






7 comentários:

Marlene Maravilha disse...

Bom dia querida!!
Comeco o meu dia hoje com esta bela mensagem para agregar ao meu devocional. E, aproveito para unir-me a ti nesta oracao de entrega a Deus!
Um lindo dia na presenca deste Pai, fiel e digno de ser louvado!
beijos

Andreia disse...

Um bom dia para ti!

A Flor disse...

"Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi a Deus:
Que me desse a tenacidade daquela formiga, para "carregar" as dificuldades do dia-a-dia.
Que me desse a perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.
Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que às vezes, se apresenta grande demais.
Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajecto tivesse sido solitário.
Pedi a Deus a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo; mesmo quando pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer." ESTA TAMBÉM É A MINHA ORAÇÃO NESTA MANHÃ!

Minha querida, como vão todos ai por casa?
Peço a Deus que tudo esteja bem.

Fiquei com pena que não tivessem vindo aquando da partida do Márcús e da Cássia....

Se puderes passa pelo meu canto para saberes das últimas...

Amo-Vos no Amor de Jesus

Florbela

Maria disse...

Bom dia linda

Hoje tenho finalmente o exame, mas a verdade é que a cabeça não está a dar para muito, mas pronto vou ao menos tentar e se não der irei em julho a recurso. Agora tenho mais em que pensar. Os nervos já são tantos que só consigo dormir com um comprimido estou doidinha para me ver livre desta semana.

Linda dou entrada no hospital quinta feira para ser operada na sexta assim que puder dou notícias.

Uma grande beijoca

Maria

Sandra Veneziani disse...

Oi, moça!
Bom Dia!
Passei pra te oferecer o premio Dardos.

Anónimo disse...

Acompanha o meu blog, por favor.

L.

Pelos caminhos da vida. disse...

Obrigada pelas flores,amei!

Tem selinho la para vc.

beijooo

prémios e miminhos ganhos