06 dezembro 2007

Cartões de Natal!

O criador do primeiro cartão de Natal foi John Horsley. Um seu amigo deu-lhe a ideia e o seu cartão foi impresso em 1843.
Foram feitas mil cópias.
Nele podiam ver-se três painéis representando num deles, uma família inglesa gozando
o feriado e, os outros dois, mostrando obras de caridade.
Podia ainda ler-se as frases "Alegre Natal e Feliz Ano Novo".
Nessa mesma altura, o Reverendo Edward Bradley desenhou à mão juntamente com W. A. Dobson, postais de Natal para enviar a familiares e amigos.




Em breve este costume de desejar Boas Festas tornou-se usual.
Em 1840, tornou-se possível enviar pelo correio estes postais.
A partir de 1860 começaram a executar-se cartões cada vez mais elaborados e, em breve,
esta arte tornou-se popular. As pessoas adquiriam-nos para desejarem Festas Felizes a familiares e amigos.
Hoje em dia encontram-se à venda uma grande diversidade de cartões de Natal, a maior parte com motivos religiosos representando a Natividade, é pena que devido aos computadores, muita desta tradição se esteja a perder.

Eu tento manter esta tradição ainda hoje cá em casa. Adoro enviar e receber cartões de Natal e depois colocá-los na lareira, podendo de vez em quando pegar neles e ler o que nos escreveram.
Desafio-vos neste Natal a enviarem as Boas Festas aos vossos amigos por correio e se quiserem que eu vos mande via "correio" um postal de Boas Festas basta deixarem no meu endereço mail: ricardo.dores@sapo.pt, a vossa morada e em breve enviar-vos-ei.

Sei que através da net chega bem mais depressa, e até é bem mais barato, mas não tem aquele “gostinho” personalizado dos cartões de Boas Festas.

Quem sabe se os “velhos hábitos e costumes” não voltam outra vez aos nossos lares???

BOAS FESTAS PARA TODOS VOCÊS!


5 comentários:

A Flor disse...

Olá querida Ana :)

É verdade, com a Internet, cada vez mais se vai perdendo o hábito de enviar ou receber cartões. Mas eu cá sou como tu.. também gosto de enviar... aliás, já recebi cartões da Associação dos Defecientes que pintam com a boca ou com os pés.....conheces esta associação?

Mas, sinceramente, este ano vou enviar muito poucos, pois ando sem tempo para nada...

Não há dúvida de que é muito mais pessoal e gostoso recebermos cartãos de Natal... afinal sempre podemos guardá-los num baú no sotão e anos mais tarde, "perdemo-nos" a lê-los e a recordar tempos passados.

Infelizmente as coisas com a minha velhota não estão a correr nada bem, agora não quer ir... e uma oportunidade como esta, não voltamos a ter... Deixo tudo nas mãos do Senhor! :D

Minha doce irmã, 23 anos.. é dose!!! Vocês merecem uma medalha cada um!!! ehehe Ambos estão de parabéns pelo tempo de vida em comum... Graças a Deus uma vida feliz e muito abençoada, não é queridos?

Boa reunião familiar para amanhã. Eu irei integrar o grupo familiar em casa do Valdemar e da Mizé, mas que só terá inicio no principio de Janeiro.. e também será às Sextas-feiras pelas 21 horas.

Já tenho uma vizinha que me garantiu que vai... a Lúcia... queira Deus que o grupinho cresça... para já, somos os três mais essa minha vizinha... mas nos abençoará!

Fica bem Amiga linda. Vou dormir, pois ando muito cansada.

Beijinhos para as duas Family´s (Dores e Marques)

Cátia disse...

Ola minha querida,

Nem de proposito... Eu sempre escrevi postais de Natal, desde os meus 11 anos, mas os ultimos anos o nº tem vindo a reduzir-se... Este ano decidi que iria enviar sim, que nao deixaria morrer este meu costume... Apesar de me estar a tornar preguiçosa para escrever, mt por culpa da internet, gosto mt de o fazer, e gosto mt de toda a magia que é receber um postal..

Beijinho grande

Maria disse...

Bom dia linda

Esta tosse é muito esquesita, a gripe já foi à tanto tempo e continua se bem que mais leve, mas dificil de ir.

penso que deve ser uma alergia qualquer, porque qundo estou a mexer em papeis, quando vou ao arquivo e quando entro em salas com dieferença de temperatura mais frias dá-me logo cá uns ataques. Aqui dizem que ando com tosse de cão, eu digo que na melhor da hipoteses de cadela :))

Linda muitos beijinhos e um santo dia


Maria

Maria

Fernanda disse...

De facto, Anita, nem imaginas como o teu post vem a propósito! Tenciono postar sobre postais de boas festas, uma tradição que eu mantenho com muito carinho, embore envie alguns electrónicos. Também uso os que recebo para decorar a casa. Ah, sim, vou querer um postal teu, que retribuirei com prazer ;)!
Bjo

Teresa Calcao disse...

E linda a ideia Anita....alias tenho de manter esta tradicao bem viva la dos meus States.....
E ja agora,acho que ha por ai um aniversario de casamento,que nao foi muito anunciado,e que devia ter sido.....estou enganada?????
De qualquer maneira muitas felicidades para os dois e que Deus seja sempre o CAMINHO.....
Beijinho doce

prémios e miminhos ganhos