14 dezembro 2007

Os presentes

Os presentes de Natal já se tornaram um ritual obrigatório.



E embora sejam apontados motivos religiosos para a oferta de prendas, ela tem raízes mais antigas.



A tradição de oferecer presentes já existia no Séc. VIII antes de Cristo. Naquela altura era hábito oferecerem uns aos outros raminhos de oliveira.


Em Dezembro, estando já passada a primeira metade dos rigores do Inverno, a celebração era pontuada por um grande consumo de alimentos. Como cada agricultor tinha uma especialidade própria, surgiu a tradição de trocar produtos de forma a que todos pudessem consumir alguma variedade.
Os romanos reforçaram este hábito, aumentando o volume e valor das ofertas.


Mais tarde, os cristãos adoptaram este costume, simbolizando a oferta de presentes, patente nas ofertas trazidas pelos Reis Magos ao Menino Jesus.






AS VELAS


Os romanos acendiam velas pela altura do solstício de inverno para terem luz e calor.

Grandes ou pequenas, de formas e cores inumeráveis, são figuras de cera que simbolizam, para os crentes, a luz de Cristo

Representam o fogo purificador que regenera e renova , dando-nos esperança.



Deixo-vos uma sugestão para este Natal. Usem e abusem das velas. De cores, formas e tamanhos diferentes e deixem que a luz de Jesus Cristo brilhe no vosso lar e sobretudo no vosso coração.






10 comentários:

Anónimo disse...

querida ana,este mês os teus pensamentos tem me ensinado mta coisa.este sobre as velas está maravilhoso.que o Nosso Deus continue a abençoá-los,e a dar-vos tudo o que vocês precisam.os nossos amigos joed e família foram hoje embora para o brasil,deixaram um beijinho para toda a família.beijinhos da mizé e valdemar

Alice Matos disse...

Que a Sua luz te acompanhe sempre...

Beijinho...

Cátia disse...

Ola linda,

Os presentes muitas vezes sao apontados como motivados por razões religiosas, mas na verdade hoje em dia já nao o vemos com esses olhos... que possamos nunca nos esquecermos do verdadeiro sentido do Natal.

Beijinho grande

Andreia disse...

EU também gosto muito de velas!

Maria disse...

Bom dia alegria!

Quase fim de semana, quase férias isto vai ser um tal matar saudades :))

O meu fim de semana começa dentro de 1h pois vou tirar a tarde para ir preparar a festa do joão de amanhã. Já começei ontem à noite a fazer doces, esta tarde vou voltar ao ataque e preparar as mesas etc.

Linda um óptimo fim de semana e muitos beijinhos

Maria

Anónimo disse...

"Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida" Proverbios 6.23

Fernanda disse...

Ignorava que os presentes tivessem uma história tão antiga; de qualquer modo, Anita chegamos a um exagero nesta época. Esse é outro dos meus motivos de stress...

Bom fim semana!
Bjss
P.S. Já recebi o teu postal e enviei o teu ;)!

Teresa Calcao disse...

Minha querida Anita,
Tenho-me maravilhado com todos estes ensinamentos referentes ao Natal.....obrigada!
Na questao de presentes,para mim o maior de todos e o AMOR....e ate nem custa dinheiro!!!!!
Bom fim de semana e um beijinho muito doce

A Flor disse...

O melhor presente.....?

Quem nos deu.....?

Foi Deus quem nos deu o melhor presente.... deu-nos JESUS, o Seu Amado Filho.....

Para quê presentes, se já tenho o melhor presente? TENHO JESUS COMO MEU SENHOR E SALVADOR!

Natal VERDADEIRO e SENTIDO para todos os que passam por aqui :D

O meu coração te deixo, Ana, minha Amiga querida. :D

Flor

Marlene Maravilha disse...

Sim, Jesus é o nosso melhor presente!!
beijos e um lindo final de semana!

prémios e miminhos ganhos