11 dezembro 2007

O Pai Natal


O Pai Natal é uma figura tradicional na celebração do Natal, e a sua origem é bastante antiga. Nos países nórdicos, era costume alguém vestir-se com peles e representar o "Inverno".
Essa figura visitava as casas e ofereciam-lhe bebidas e comidas pois acreditavam que se o tratassem bem a sorte iria abençoar a casa.

Mais tarde o Pai Natal, velhote, alegre e robusto foi associado à figura de São Nicolau. Este bispo turco teve um percurso característico, tendo ajudado os pobres e as crianças, oferecendo-lhes presentes e dinheiro. A sua generosidade deu origem a lendas segundo as quais ele visitaria a casa das crianças no dia 6 de Dezembro para lhes deixar presentes.





Mais tarde, as duas figuras foram associadas, embora apenas no século XIX é que tenha surgido uma imagem definida do Pai Natal.


O norte-americano Clement Moore escreveu um poema em 1822 intitulado «Uma Visita de São Nicolau» em que descrevia em pormenor a figura e desde então tem sido essa a imagem utilizada: um velhote gordinho e alegre, que se desloca num trenó puxado por oito renas e que entra em casa pela chaminé.

Um aspecto curioso da figura é que a cor definitiva dos trajes do Pai Natal é bastante mais recente do que se imagina e tem uma origem pouco ortodoxa.


Nos anos 30, a Coca-Cola contratou um publicitário para criar a imagem da marca para a campanha de Inverno. Deste modo, as cores da empresa ficaram associadas para sempre à figura do Pai Natal, o encarnado e o branco.



Mas atenção, não esqueçam que a figura principal do Natal é o Menino Jesus. O Pai Natal é apenas uma tradição nesta quadra festiva.

2 comentários:

Cátia disse...

Bom dia minha querida,

Infelizmente o Pai Natal está a tornar-se,cada vez mais, "a" figura do Natal. Nesta sociedade consumista em que vivemos, a imagem é algo "comercial" tambem: o pai natal. Quantas casas nao fazem o presépio mas colocam o pai natal espalhado pela casa??

Ha algo que admiro noo pai natal: incrivel como já nos anos 30 havia publicidade bem feita, publicidade que deixa marcas para sempre!!

Beijinhos mt grandes para ti e para toda a familia

Maria disse...

Muito obrigada linda

O besnico hoje está radiante, espero que ele começe a ter mais juizo :))

Já lhe dediquei um post.

Muitos beijinhos

Maria

prémios e miminhos ganhos