20 dezembro 2007

O Panetone



O bolo recheado de frutas secas e uvas secas é uma tradição do Natal italiano e surgiu em Milão, mas há três versões diferentes para explicar sua origem.
A primeira versão é que o produto nasceu no ano 900, inventado por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone.
A segunda versão da história diz que o mestre Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, preparou o produto para uma festa em 1395.



E a última versão conta que um certo Ughetto resolveu empregar-se numa padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele terá inventado o Panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.
No Brasil, a tradição começou a expandir-se depois da Segunda Guerra Mundial, quando imigrantes italianos resolveram fazer o mesmo panetone consumido por eles na Itália na época de Natal.
Amigas, ao contrário do que tem acontecido nos posts anteriores desta semana, não deixarei aqui a receita do Panetone, pois tenho várias e todas elas diferem nalguma coisa e é uma receita um pouco difícil. Mas se alguém estiver interessada em fazer este bolo de natal italiano, peça que eu lhe enviarei por mail a receita.

De qualquer modo não poderia deixar passar a oportunidade de divulgar algumas receitas tradicionais da nossa doçaria de Natal, por isso amigas, espero que gostem e se deliciem.




Bolinhos de Jerimu

Receita da região do Douro e do Minho



Ingredientes:


2 kg de abóbora-menina (jerimu)

5 colheres de sopa de açúcar

60 g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

5 ovos

1 cálice de vinho do Porto

raspa da casca de 2 limões

Preparação:

Começa-se por cozer a abóbora em água temperada com um pouco de sal. Passa-se por um passador e espreme-se o puré obtido dentro de um pano, para se retirar toda a água. Junta-se ao puré de abóbora a farinha com o fermento, as gemas, o açúcar, a raspa das cascas dos limões e o vinho do Porto.

Mexe-se bem. Por fim, adicionam-se as claras batidas em castelo bem firme. Fritam-se colheradas desta massa em óleo bem quente.

Servem-se os bolinhos polvilhados com açúcar e canela.


Sonhos
Região do Minho e Douro





Ingredientes:

30 g de açúcar

50 g de manteiga

200 g de farinha

50 g de farinha maizena

4 dl de água

5 ovos

casca de limão

sal

Ingredientes para calda:

500 g de açúcar

1 casca de limão

1 casca de laranja

1 pau de canela

Preparação:

Num tacho põe-se a água, a manteiga, o açúcar, a casca de limão e uma pitada de sal. Leva-se ao lume e, quando levantar fervura, tira-se a casca de limão e juntam-se as farinhas, previamente peneiradas e misturadas.

Mexe-se muito bem com uma colher de pau até fazer uma bola. Tira-se do lume e deita-se num alguidar, mexendo sempre com a colher de pau até arrefecer completamente.

Juntam-se os ovos um a um, batendo sempre entre cada adição até o ovo estar completamente absorvido. Fritam-se colheradas desta massa em óleo abundante, mas um pouco quente (150ºC).

O lume deve estar no mínimo para que a temperatura se mantenha durante a cozedura dos sonhos.À medida que estes vão alourando, picam-se com um garfo ou com uma agulha de tricô.

Servem-se regados com a calda de açúcar.

Preparação da calda:

Levam-se ao lume a ferver 3 dl de água com açúcar. Juntam-se um pau de canela, as cascas de limão e laranja e deixa-se ferver durante 15 minutos. Retiram-se as cascas, deixa-se arrefecer e serve-se.

5 comentários:

Fernanda disse...

Se não gosto de bolo rei, imaginas certamente que panetone nem sequer experimento! Mas como é o único doce de Natal que não gosto, não perco muito!
Beijos, Anita.

Andreia disse...

Humm... eu gosto desse bolo!

A Flor disse...

Boas festas, boas festas, boas festas....

Gosto imenso de panetone... a madrinha do meu Pedroca, aqui à uns anos, trouxe-me um de França... era óptimo! E a lata onde ele vinha?!... giríssima... ainda hoje a tenho!

Fofinha, tem um NATAL REPLETO DE LUZ! DA LUZ DO NOSSO SALVADOR, JESUS CRISTO!

Tudo de BOM para vocês, meus queridos e amados irmãos e amigos.

Estes meus desejos são extensivos à familia Marques. :D

Beijinhos para todos

Flor

Anónimo disse...

Ana,quando nos mandas correio emm excell nunca conseguimos abrir,pois o nosso computador já é antigo,quando enviares envia em word para conseguirmos abrir.Mais uma vez vos desejamos um feliz NATAL e um novo ano cheio das maiores bençãos do céu.beijinhos
valdemar e mizé

Kelly disse...

Este blog.... hummmm... que delíciaaaaaaaaa!!!
Ana, minha querida amiga... como você é má... colocando estas maravilhosassssssssssss coisinhas por aqui heim!!!! Venha já pro Brasil fazer todas elas!!
hehehehehehehe
bjsssssssssss linda
Fica com Deus

prémios e miminhos ganhos