16 dezembro 2007

A palavra Ceia!

Queridas amigas penso que a partir de hoje, valerá a pena lerem os posts que vou colocar ao longo desta semana, mesmo que os achem um pouco longos, valerá a pena lê-los até ao fim. São curiosidades, dicas e receitas de Natal, para que este Natal possa ser vivido no verdadeiro sentido da Palavra. Que possamos viver esta data, celebrando o nascimento do Menino Jesus,
Salvador do Mundo. Um Santo e Maravilhoso Natal para todas vós.
Aproveitem e liguem a música que escolhi para vós e deixem-se levar pela magia do Natal.


A palavra ceia (do latim coena) tem como significado a refeição que se toma à noite, sendo geralmente a última de cada dia. Havia apenas duas refeições por dia na vida de um oriental. A primeira era ao meio-dia, pouco mais ou menos. A segunda, chamada ceia, constituía a principal refeição e era a determinada hora da tarde.

A Ceia de Natal é uma festa de família, onde todos compartilham da mesma refeição com alegria, prazer e vida.

É essencialmente um meio de união nos lares das famílias cristãs, a festejar a data do nascimento de Jesus.

Muito bem colocado é o adágio popular italiano que diz: La Pasqua con chi vuol; il Natale con i suoi! ("A Páscoa com quem você quiser; o Natal sempre com os seus!").

Ou seja, a Ceia de Natal é realmente um motivo de reunião dos familiares, pais, filhos, netos, enfim, todos juntos num verdadeiro ambiente cristão!

À meia-noite fazem-se orações, cantam-se músicas natalícias e, quase sempre, dentre elas a mais célebre e conhecida Noite Feliz.


Entre emoções, recordam-se os ausentes e os que se foram para sempre, os pensamentos voam distantes, relembrando nossos entes mais queridos.


A amizade e o lado bom do ser humano é exaltado em palavras carinhosas e cheias de virtudes,entremeadas de abraços, sorrisos e beijos, quando também não faltam lágrimas de emoção ou de evocação...É o espírito de Natal, tornando os corações mais sensíveis e humanos, doces e suaves, compreensíveis e generosos, amigos e solidários, tolerantes e amorosos!


Parece que nesses preciosos instantes o Cristo está mais junto de todos, mostrando Seu magnífico exemplo de caridade, humildade, sacrifício e amor ao próximo.

Como seria maravilhoso se o comportamento humano fosse, durante o ano todo, igual ao do Natal, revivendo a paz, a harmonia, a compreensão, o amor e a profusão de bons sentimentos!


A MESA

A mesa, geralmente é farta, com iguarias raras. As frutas secas, de origem europeia, dão um sabor diferente à ceia. São nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, figos secos, sem falar dos bons vinhos... Não se esqueçam como lá diz o velho ditado "os olhos também comem" por isso amigas caprichem na vossa mesa de consoada.



Os costumes e hábitos europeus, atravessando distâncias chegaram aos trópicos, e estes vivem momentos diferentes que são repetidos, invariavelmente, todos os anos.



No centro da mesa são colocadas velas e enfeites natalícios.
No mesmo ambiente vê-se também a árvore de Natal, com bolas multicolores e lâmpadas em forma de velas que, iluminadas, dão um ar festivo e aconchegante.
Como já tinha dito num post atrás,as velas simbolizam a luz, a chama viva, iluminando a existência, o caminho, eliminando as trevas, dando a claridade e o calor...Luz que é vida; Luz verdadeira que, vinda a este mundo ilumina todo homem; Deus é Luz e Jesus Cristo é esta Luz. Jesus Cristo é Luz:, Sol e Esplendor.
Por isso deixo-vos algumas ideias simples para alguns arranjos de Natal. Podem-se fazer coisas lindas sem gastar muito dinheiro.




Assim, acendendo a vela de Natal, simboliza-se Jesus, Luz do mundo e Luz dos povos, Luz: das próprias vidas, por isso mais uma vez vos desafio neste Natal a colocarem bastantes velas na vossa casa de modo a que a Luz de Jesus possa brilhar e aquecer o vosso Natal.
Cristo disse:


"Vós sois a luz do mundo... que vossa luz brilhe diante dos homens, para que vendo vossas boas obras glorifiquem o Pai que está nos Céus" (Mateus 5. 14-16).



ENTRADAS


Ananás com Bacon

Ingredientes :
18 fatias de bacon (não muito grossas)
1 ananás
Confecção:

Depois do ananás descascado, corte 3 rodelas.Retire o talo às rodelas de ananás, corte cada rodela em 6 pedaços.Enrole-as em bacon e espete um palito em cada rolo para segurar.Frite-as em muito pouca gordura.

Sirva num prato enfeitado com alface ripada.

Em vez de ananás se preferir pode usar tâmaras, mas aí deverá retirar o caroço da tâmara antes de enrolar o bacon.

TÁBUA DE QUEIJOS


Deve ser composta de queijos variados, escolhidos conforme a época ou o gosto e acompanhados de nózinhas de manteiga, cominhos, um moinho de pimenta e pratos com fatias de pão escuro, pão branco, de centeio, e bolachas de água e sal.

Poderá enfeitar a tábua com uvas pretas ou brancas e algumas metades de nozes.

Convém ter em conta que queijos de sabor mais intenso ligam melhor com pães ácidos, como o de centeio ou de mistura.

Os queijos deverão ser apresentados sem invólucro ou qualquer embalagem e sobre uma camada de folhas de vinha ou na falta, sobre uma folha de couve.

8 comentários:

Anónimo disse...

OI ANA VOU EXPERIMENTAR O ANANÁZ COM BACON,DEVE SER MTO BOM.BEIJINHOS MIZÉ

Cátia disse...

Ola querida,

As tuas explicações e sugestões muito validas como sempre... No outro dia estive a falar com umas pessoas, sobre o significado de "consoada", mas nao sei se o real significado... Sabes de onde surgiu esse termo?

Vou espreitando outras dicas por aqui...
Beijinho grande

Fernanda disse...

Bom dia Anita,
muito sugestivo esse post! Gostei imenso.
Boa semana!
Até amanhã...
Bjsss

Maria disse...

Bom dia linda

Este blog está cada vez mais bonito e olha que até logo de manha já me deu fome.

Correu bem a festa do João no blog dele já tem a fotografia do bolo ficou muito bonito.

Uma santa semana para ti e muitos beijinhos

Maria

Andreia disse...

OLÁ!
A minha ceia de Natal costuma ser com bastante família. EU gosto=)

A Flor disse...

Bom Natal, Bom Natal, Bom Natal... :)

Oi Amiga linda! :D

Recebeste o meu e-mail com as fotos da festa de Natal das crianças?

Obrigado pelas dicas, pelas sugestões.... Gostei da taça com as bolas na imagem da mesa de Natal, vou "copiar"... simples, barato e muito bonito! :D

Acabei de falar agorinha mesmo com a minha mamã e GRAÇAS A DEUS, está animadinha. Está em casa da minha irmã, irá passar o Natal com ela, pois o ano passado passou comigo.... Aguarda com ansiedade, e feliz, a sua ida para o lar... será após o Natal.... gostei tanto de a ouvir... está benzinho! Agradeço a Deus por isso! Obrigado pelas vossas orações... Amo vocês :D

Beijinhoooooossss GRANDESSSSS da Amiga Flor

Xicha disse...

Anita Maravilhosa, bigados, bigados por todas as dicas, preciso voltar com mais calma, desejo-lhe uma óptima semana tb agora que estamos cada vez mais perto da grande celebração...
Muitos beijinhos p todos
Xi

Teresa Calcao disse...

Minha querida amiga,
Adorei o teu post.....nada como uma boa "Ceia" e com toda a familia ao nosso redor!!!!!!
Beijinho muito doce

prémios e miminhos ganhos